PM apreende 62 pássaros silvestres em Boquim

A Polícia Militar de Sergipe, por meio do Pelotão de Polícia Ambiental (PPAmb), apreendeu 62 pássaros silvestres, durante uma fiscalização de rotina no último sábado, 19, na cidade de Boquim, a 82 quilômetros da capital.

Por volta das 9 horas da manhã, a guarnição comandada pelo cabo Soares recebeu denúncias de que havia aves expostas para troca e venda em um local nas proximidades da feira livre do município. Os militares chegaram ao local e apreenderam 57 pássaros silvestres.

Na abordagem, os infratores se evadiram, abandonando os animais e gaiolas. Entre os animais, havia azulões, sabiás, viúvos e periquitos jandaias, espécies comumente encontradas na fauna sergipana. Ainda em Boquim, ao circular por ruas adjacentes à feira livre, a guarnição flagrou cinco pássaros expostos na frente de um comércio, sendo que três deles estavam numa única gaiola, percebendo-se claramente que o objetivo era a venda desses animais.

Na abordagem, o proprietário do local negou que as aves fossem suas, mas confirmou que tem por hábito comprar e vender pássaros. Diante dos fatos, foi lavrado um termo circunstanciado por crime ambiental previsto no artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais, por posse ilegal de animais silvestres.

As cinco aves foram encaminhadas à sede do Ibama, em Aracaju, enquanto que as 57 aves apreendidas na feira foram soltas em habitat natural, já que ainda não estavam domesticadas.

PM/SE