Fiscalização de ciclomotores pelos agentes de trânsito começa em 1º de abril

Depois de alguns adiamentos terminou o prazo dos proprietários de ciclomotores para registrar e licenciar seus veículos sem cobrança de multa por atraso. Os donos das “cinquentinhas” devem se atentar que a partir do dia 1º de abril haverá fiscalização dos agentes de trânsito. O emplacamento continuará sendo realizado, mas será cobrada multa administrativa.

Para circular com esses veículos, os condutores devem, obrigatoriamente, portar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo – CRLV – e a Autorização para Conduzir Ciclomotor – ACC – ou Carteira Nacional de Habilitação – CNH – categoria A. É importante se atentar também à necessidade de utilização de equipamentos de segurança obrigatórios, a exemplo do capacete e dos espelhos retrovisores de ambos os lados.

Para obter o CRLV, é necessário que o proprietário se dirija a uma unidade do Detran/SE portando laudo de vistoria, cópias e originais da identidade e CPF do proprietário e declaração de procedência do veículo, que está disponível no site do Detran/SE.

Segundo a diretora de Atendimento e Credenciamento da autarquia, Luciana Déda, não haverá mais prorrogação de prazo para o emplacamento dos ciclomotores. “Tentamos facilitar para a população a regularização das cinquentinhas. Já adiamos a data para fiscalização algumas vezes, realizamos ações educativas e mutirões de vistoria no interior do Estado. É muito importante que a população perceba que o registro tem como foco a segurança da sociedade e dos próprios condutores”, falou a diretora.