Meteorologia prevê outono com chuvas em Sergipe

O outono começou 1h30 deste domingo, dia 20 de março. Diferente de outras regiões onde deve ocorrer uma redução de chuvas, por aqui, em Sergipe, a estação se diferencia por iniciar o período mais chuvoso. Mas as temperaturas vão continuar elevadas, acima do normal. É o que diz o meteorologista Overland Amaral. De acordo com ele, no litoral os termômetros deverão marcar entre 31ºC e 32ºC a máxima e a mínima variar entre 24ºC e 25ºC. Já no agreste e no sertão a previsão é de que a máxima fique entre 32ºC a 34ºC.

Overland Amaral destaca que outono é bom para o plantio, o que significa que a estação promete favorecer o agricultor do Estado. O meteorologista ressalta ainda que, sendo uma estação de transição entre o verão e inverno, verificam-se características de ambas, ou seja, mudanças rápidas nas condições de tempo, maior frequência de nevoeiros e registros de geadas em locais serranos das Regiões Sudeste e Sul.

“Nota-se uma redução das chuvas em grande parte do País, com o registro dos maiores totais de chuva, superiores a 700 mm, no extremo norte das regiões Norte e Nordeste e no leste do Nordeste, onde se inicia o período mais chuvoso”, explica o meteorologista sergipano. No restante do País, predominam totais de chuva entre 150 mm e 400 mm.

Overland Amaral explica que, nas regiões Sul, Sudeste e parte da região Centro-Oeste do Brasil, as temperaturas tornam-se mais amenas devido à entrada de massas de ar frio, com temperaturas mínimas que variam entre 12ºC a 18ºC, chegando a valores inferiores a 10ºC nas regiões serranas. Nestas mesmas áreas, as temperaturas máximas oscilam entre 18ºC e 28ºC. Nas regiões Norte e Nordeste, as temperaturas são mais homogêneas: a mínima variando em torno de 22ºC, e a máxima variando entre 30ºC e 32ºC.