Páscoa: especialista dá dicas de consumo saudável de chocolate

Em tempo de páscoa é difícil resistir a um saboroso chocolate, mas não se pode esquecer do consumo saudável. 

Em entrevista ao programa Cotidiano, a nutricionista e diretora do Departamento de Nutrição da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, Cibele Gonçalves, explica que, quando consumido na quantidade adequada, o chocolate é um aliado à saúde. 

A nutricionista diz que a recomendação de consumo é de 30 gramas por dia e que já existem fabricantes que produzem barrinhas nessa quantidade, e isso afasta o perigo de consumir mais do que a quantidade certa.

A nutricionista também alerta que o que faz o chocolate ser saudável é o seu ingrediente principal, que é o cacau. "O chocolate, quanto mais amargo, maior a quantidade de cacau que ele contém. O chocolate amargo tem 70% de cacau, em segundo lugar vem o meio amargo, que tem 50% de cacau , o ao leite que terá 25% de cacau e por último o branco, que não tem cacau, mas sim a manteiga de cacau e não é saudável, diz. 

Ela explica que o chocolate ao leite tem gordura na sua composição, leite e açúcar, e por isso é importante pensar na quantidade que será consumida. E alerta que, quando ultrapassar a quantidade de 30%, se tem os malefícios para a saúde, que é ingerir mais gordura, mais açúcar, podendo desencadear obesidade e diabetes.

Fonte: Portal EBC