Golpe de empréstimo pelo Facebook faz vítimas em Sergipe

O bate papo entre amigos nas redes sociais é algo corriqueiro, e o que você diria se durante uma dessas conversas informais um amigo querido lhe dissesse que está passando por dificuldades e precisa de dinheiro emprestado? Para aumentar o drama, os problemas envolvem questões de saúde. Mesmo sem ter muito, a maioria vai se esforçar para ajudar de alguma forma. Mas atenção! Essa é mais uma modalidade de golpe que está ocorrendo no Brasil, através da rede social Facebook, e já fez vítimas em Sergipe.

Segundo a delegada Rosana Freitas, da Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC), quase 30 sergipanos já foram enganados e registraram boletim de ocorrência (BO), mas o número pode ser maior. “O criminoso rouba a senha e bloqueia o usuário, em seguida passa a usar o Facebook no lugar da vitima, conversando com os amigos através do bate-papo. E a partir daí aplica o golpe”, explica.

De acordo com a delegada, são crimes de difícil apuração, já que na maioria dos casos as vitimas não procuram a delegacia para denunciar. Para dificultar ainda mais, os criminosos geralmente são de outros estados. “Aqui temos vitimas que fizeram depósito para contas da Bahia. O poder de persuasão desses criminosos é muito grande, e na rede social eles encontram muitas informações sobre as vítimas e têm argumentos suficientes para convencê-las”, disse.

A delegada orienta que, por mais amigável que pareça a conversa, é preciso saber que a internet é o ambiente perfeito para esse tipo de golpe, então quanto menos se expor melhor. “Não fazer nenhum tipo de depósito, ou transferência sem antes checar a veracidade da informação, seja por telefone ou por outro meio, mas é importante certificar-se que aquilo é verdade, e qualquer dúvida procure a delegacia, estaremos aqui para orientar e identificar se é golpe ou não”.

A Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos fica na Rua Laranjeiras, 960, Bairro Centro, no mesmo prédio da Delegacia Plantonista, e funciona das 8h às 18h. Telefone para contato: (79) 3198-1124.

F5 NEWS