Jovem que completa 16 anos até 2 de outubro poderá votar nas eleições

O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE) informa que os jovens que completarão 16 anos até o dia 2 de outubro, data das eleições municipais, já podem tirar o título eleitoral. O prazo final para o cadastro nacional de eleitores será no dia 4 de maio. Em Aracaju, os interessados devem ir ao Fórum Aloísio de Abreu Lima, localizado na Rua Itabaiana, 580, no bairro São José.

Outra opção é ir aos postos de atendimento do TRE no Centro de Atendimento ao Cidadão (Ceac) da Rodoviária Nova ou do Shopping Riomar. Já no interior do estado, os futuros eleitores devem comparecer ao cartório eleitoral mais próximo.

Embora o voto seja facultativo para os maiores de 16 e menores de 18 anos, a Justiça Eleitoral incentiva esse público a participar da vida política, exercendo livre e conscientemente o direito de votar como expressão ativa da cidadania.

Como tirar o título eleitoral

Para tirar o primeiro título de eleitor, basta que o jovem se dirija ao cartório eleitoral da sua região, portando certidão de nascimento ou Carteira de Identidade, CPF (se tiver) e comprovante de residência atual (contas de água, luz, telefone ou outro autorizado pelo Juiz Eleitoral).

Em outubro, os eleitores dos 75 municípios do Estado de Sergipe vão às urnas escolher seus prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. O primeiro turno das eleições municipais será no dia 2 de outubro de 2016 e o segundo turno, se houver, no dia 30 do mesmo mês.

*Com informações do TRE/SE