Veja os caminhos possíveis dos dois times sergipanos na Série D deste ano

O Campeonato Sergipano ainda não acabou, mas os grupos do Brasileirão da Série D 2016 já foram definidos na noite da última quarta-feira. Apesar disso, apenas os nomes dos estados aparecem nos 17 grupos, cada um com quatro equipes. Segundo a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), os times só serão definidos depois que todos clubes estiverem classificados para o torneio nacional. E como ficam os representantes sergipanos na competição? Vamos ver os possíveis caminhos de cada um.

Como o Confiança está na Série C, as outras cinco equipes que disputam o hexagonal, duelam também pelas duas vagas disponíveis para a Quarta Divisão nacional, que valerão para este ano e para o próximo. Lembrando que, automaticamente, garantem ainda a presença na Copa do Brasil e do Nordeste de 2017.

Por exemplo: Se o estadual terminasse hoje, 14 de abril, estariam classificados para a Série D Itabaiana e Sergipe. Caso um desses clubes consiga o acesso ainda este ano, a vaga de 2017 fica com o terceiro colocado em 2016, ou seja, o Boca Júnior. Sendo assim, garantem o passaporte os dois melhores do Sergipão 2016, exceto o Confiança. E, em caso de desistência ou acesso, a vaga se estende ao terceiro colocado e assim por diante.

Portanto, para este ano os classificados terão duas possibilidades, dois caminhos possíveis. No grupo A8, os adversários serão os times do Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte. E no grupo A9, os duelos serão contra clubes alagoanos, baianos e paraibanos. 

O torneio

A fase classificatória e as duas primeiras etapas do ‘mata-mata’ serão regionalizadas. A partir do terceiro mata-mata, decisivo para o acesso, este critério some. A competição começa dia 12 de junho e a prevê rodadas apenas aos domingos. 

Este ano, são 68 times com o acesso confirmado aos quatro primeiros. As finais estão marcadas para 25 de setembro e 2 de outubro. O primeiro de cada chave avança e a segunda fase será completada com os 15 melhores segundos colocados totalizando 32 classificados. Com o aumento de participantes, para conseguir o acesso, o time terá que passar por três eliminatórias. Na fórmula anterior, eram duas.

Globo Esporte / SE