Série A-2 do Sergipão terá 'Clássico da Ribeirinha' na primeira rodada

Um dos grandes atrativos da Série A-2 do Campeonato Sergipano, que começa no próximo sábado, é o derby da cidade de Propriá. Conhecido como 'Clássico da Ribeirinha', o confronto entre América e Propriá está marcado já para a primeira rodada, no Durval Feitosa, às 15h. As duas equipes estão no grupo C, que ainda tem Rosário Central e Canindé.

Nos últimos anos, o clássico não tem ocorrido com muita frequência. Isso porque, muitas vezes, o Propriá, por falta de condições financeiras, não disputou a segunda divisão. Outro motivo é que o rival dele, o América, surfou por ondas mais favoráveis, conquistando o título da primeirona em 2007 e figurando por um bom tempo na elite.

O último encontro entre os dois rivais ocorreu na Série A-2 do ano passado. Foram dois jogos válidos pela primeira fase, ambos com resultado positivo para o Tricolor. O América venceu a primeira partida por 3 a 2 e a segunda por 2 a 0. O time avançou de fase mas foi eliminado pelo Sete de Junho de Tobias Barreto nas quartas de final, na decisão por pênaltis.

Porém, o confronto mais marcante da década foi pela Série A-2 do Campeonato Sergipano de 2012. As duas equipes não se enfrentavam há nove anos. Por isso, o pré-jogo foi carregado de ansiedade e de um tempero apimentado entre os atletas das duas equipes. 

O zagueiro Marcos Vinícius, do América, postou ameaças em uma rede social para o atacante Negueba, do Propriá: "Vou te quebrar no meio", dizia um trecho da postagem. Felizmente, os ânimos se acalmaram e o jogo não teve nenhuma ocorrência de maior gravidade. Mas como era clássico, não deixou de ser tenso.

O jogo foi válido pela segunda rodada da competição. Na estreia, o América havia vencido o Aquidabã por 2 a 0 e o Propriá foi goleado por 5 a 1 pelo Canindé. No tão aguardado 'Clássico da Ribeirinha', o América mostrou toda uma supremacia e massacrou o rival: 4 a 0 foi o placar com gols de Carlinhos, Marcel, Rafael Silva e Romário. 

As duas equipes viveram realidades muito distintas em 2012. Enquanto o Propriá acumulava tropeços e ficava pelo meio do caminho, o América fazia boa campanha e acabou chegando ao título e o acesso. Venceu o Estanciano na grande decisão. Antes disso, teve um segundo encontro com o rival Propriá e o derrotou de novo: 2 a 0.

SÉRIE A-2 

Confira todos os times e os grupos!

Grupo A: Boquinhense, Botafogo, Independente e Olímpico
Grupo B: Aracaju, Coritiba, Frei Paulistano, Maruinense
Grupo C: América, Canindé, Propriá, Rosário Central

A competição será disputada em três fases; na primeira os clubes formarão três grupos, com quatro clubes cada, de onde o primeiro colocado de cada grupo garante vaga na próxima fase, mais o melhor segundo colocado por índice técnico dentre os três grupos; daí em diante os clubes enfrentar-se-ão no sistema eliminatório (mata-mata) até ser conhecido o campeão. Quem passar da segunda fase, estará garantido na elite do futebol sergipano em 2017.

Globo Esporte / SE