Centro de Meteorologia de Sergipe prevê chuvas para os próximos dias

O metereologista Overland Amaral informou nesta sexta-feira (10) que nos próximos dias vai chover no estado.

Segundo ele, a previsão é que as chuvas ocorram a partir da próxima segunda-feira (13), na região Agreste e no Semi-Árido. Com um volume que pode variar de 5mm a 20mm.

Ainda de acordo com o Overland, o déficit de chuva ainda é muito grande no estado e precisaria chover um volume muito maior para que possa alivar o período de seca.

“ Elas devem dar um alívio, mas não serão suficientes, especialmente para abastecimento de mananciais, barragens, açudes, até mesmo o lençol freático, que está sofrido”, afirma o chefe do Centro de Meteorologia da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Overland Amaral.

A possível chuva, segundo o meteorologista, pode acontecer devido à baixa pressão atmosférica que vem da costa da Bahia, em virtude da Zona de Convergência Intertropical do Atlântico Sul.

“Em março, a precipitação cai em torno de 150 mm no Litoral e no Agreste 120 mm e Alto Sertão 60 mm. Em fevereiro, a precipitação decai mais de 20%. Então, os dos primeiros meses desse trimestre não são meses muitos chuvosos. Nessa condição, as chuvas vão ficar abaixo dessas médias, sendo que a chuva vai ocorrer, mas não serão significativas para a reposição de água dos açudes, barragens, agriculturas. Essas são as caraterísticas climáticas para os próximos 90 dias”, expôs o meteorologista.

G1/SE