O GLOBO: Michel Temer decide tirar André Moura e escolhe novo líder na Câmara

O jornalista Ilmar Franco, em seu blog no Globo, informou ontem à tarde que o presidente da República, Michel Temer (PMDB), atendeu à pressão de deputados e decidiu tirar o sergipano André Moura (PSC) da liderança de seu governo na Câmara:

O presidente Michel Temer já tem um novo líder do governo. O deputado Lelo Coimbra foi o escolhido. A informação é de um ministro da cozinha do Planalto.

-- Lelo! -- disse esse ministro ao ser perguntado sobre quem assumiria a liderança.

Pesou na definição de seu nome as queixas do PMDB da Câmara de não ter espaço no governo, a despeito de ser a maior bancada governista (65 deputados).

Lelo é um ferrenho defensor da pauta reformista do presidente Temer. Ele terá como principal tarefa unir a base aliada e aprovar a reforma da previdência e as mudanças na legislação trabalhista. Coimbra é descrito como um político "habilidoso" pelo líder do PMDB, Baleia Rossi.

Lelo tem ainda boa interlocução com o PSDB. Foi vice-governador de Paulo Hartung (2003/2006). Este, antes de filiar-se ao PMDB, em decorrência da política regional, foi filiado ao PSDB. O novo líder tem experiência administrativa. Já foi secretário da Educação do Espírito Santo e secretário da Saúde de Vitória.

Ele vai substituir André Moura, do centrão. Ele era um dos nomes que vinha sendo citado para o cargo, ao lado do líder do PP, Aguinaldo Ribeiro.