Agricultores festejam chegada da chuva no Sertão de Sergipe

O Sertão de Sergipe amanheceu nesta sexta-feira (17) com tempo nublado e choveu em vários pontos da região. Muitos agricultores comemoraram a chegada dela às vésperas do Dia de São José, celebrado no domingo (19), tradicionalmente utilizado para o plantio de milho.

“A expectativa era grande, já que estamos precisando muito. Só  Deus mesmo pra nós socorrer. No Povoado Risada, em Poço Redondo, a chuva foi tão boa que até encheu barragens”, festeja o agricultor Humberto Diniz.

O servidor federal Luciano de Melo Santos mora em Itabaiana (SE) e logo pela manhã saiu para trabalhar no município de Nossa Senhora da Glória. Ele relatou o que observou no trajeto pela região. “Por volta das 7h, a chuva começou em Itabaiana e foi se estendendo até Ribeirópolis com mais intensidade. Observei vários pontos de alagamento nesta última”, conta.

Luciano disse ainda que junto ao barulho da chuva também dava para ouvir o sertanejo agradecendo emocioando. “Em torno de 8h30, o tempo em Glória estava nublando e foram ouvidos fortes trovões no Sertão, junto com a vibração dos sertanejos com  a chegada da chuva. Por menor que seja, já refresca a alma e soma às lágrimas e orações desse povo trabalhador, que aguarda ansiosamente pelo dia de São José”, relata.

No Baixo São Francisco, os craidores de gado também ficaram animados. Por lá, a chuva molhou a terra que também estava bastante seca por causa da longa estiagem. "Choveu muito pela madurgada, pela manhã o tempo ficou mais nublado e a gente espera que ela continuei", diz o senhor José Carlos Moares.

Segundo o Centro de Meteorologia de Sergipe, às chuvas devem continuar nos próximos dias de forma intermitente em todo o estado. “No domingo deve haver uma suspensão, só retornando na segunda-feira (20). Em Aracaju foi registrado nesta sexta-feira (17) o volume de 30 mm, na região de Maruim e Divina Pastora, 60 mm. No Agreste e Sertão variou entre 20 e 40 mim”, informou o meteorologista Overlan Amaral.


G1/SE