Prazo para declarar o Imposto de Renda termina nesta sexta

Termina nesta sexta-feira (28), o prazo para a entrega da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2017. Os contribuintes devem se apressar para separar documentos e fechar os dados exigidos na prestação de contas ao Leão.

O documento deverá ser enviado à Receita Federal até as 23h59. São esperados 208 milhões de informes de IR este ano em Sergipe, mas os últimos dados disponíveis apontavam que 48 mil sergipanos ainda não cumpriram a obrigação fiscal.

Especialistas alertam para os riscos da correria de última hora para juntar comprovantes, checar dados, buscar documentos que ainda faltam e tirar dúvidas. Erros banais e omissão de rendimentos, por exemplo, abrem caminho para a retenção do informe na malha fina.Quem perde o prazo paga multa que varia de 20% do tributo devido, com valor mínimo de R$ 165,74. 

Além disso, fica impedido de fazer empréstimos, obter certidão negativa para venda ou aluguel de imóvel, tirar passaporte e até mesmo prestar concurso público, além de ter problemas para movimentar conta bancária.A Receita informa que a multa começa a contar a partir do primeiro dia depois do prazo da entrega, ou seja, já no próximo sábado (29). O contribuinte pode verificar a situação do CPF aqui.

F5 News