Centro de Meteorologia alerta para chuvas intensas nas próximas 24 horas em Sergipe

O Centro de Meteorologia de Sergipe, vinculado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), prevê para as próximas 24 horas ocorrências de chuvas intensas para as regiões do litoral norte e centro do Estado. A frente fria é uma típica conhecida dos sergipanos para o período, denominada ondas de leste, e está se deslocando do litoral sul de Alagoas, por onde provocou estragos.

O coordenador da Sala de Situação do Centro de Meteorologia, Overland Amaral, explica que a chuvarada é característica da época do ano, mas é bom a população tomar os devidos cuidados, principalmente quem mora em áreas de risco.

“Eu quero chamar a atenção da população, porque esse é um sistema de chuvas muito intenso, torrencial, podendo provocar inundações rápidas, enchentes nas regiões de risco, como morros, vales. Nesse momento de chuvas, é prudente que as pessoas fiquem atentas e não se aproximem, na hora da chuva, dessas localidades, devido ao volume de água que deve ficar entre 60 e 80 milímetros (mm). É um índice muito elevado em um curto espaço de tempo”, alerta Overland.

O meteorologista frisou ainda que o período chuvoso em Sergipe começou em abril e deve se prolongar até agosto. “Já prevíamos que as condições climáticas dessa época seriam de normal a acima da média. É importante entender que os principais sistemas de chuvas que atuam nesse período, os sistemas de linhas de instabilidade, os sistemas de frente fria, e o sistema de ondas de leste, que está atuando neste momento, desde a costa de Alagoas, deslocando-se do sentido sul, atingindo o litoral Norte e adentrando a parte central do Estado, é um sistema que traz chuvas intensas e que vai elevar o índice de precipitação para os próximos dias e durante todo o mês de junho”, explicou de forma pormenorizada o meteorologista, ao reforçar que as chuvas das duas últimas semanas vieram do sentido oposto, isto é, pelo lado sul.