Centro de Meteorologia de Sergipe prevê chuvas até depois do São Pedro

O Centro de Meteorologia de Sergipe alerta que as chuvas no Estado devem seguir até depois do São Pedro, quinta-feira (29). Segundo o centro, elas devem ser contínuas e volumosas.

“O volume das chuvas atingiram 50mm até a terça-feira, 20, principalmente na Grande Aracaju, litoral norte, Baixo do São Francisco e está chegando ao alto sertão”, revela o meteorologista Overlan Amaral.

Overlan explica que esse volume de chuvas era esperado, por conta da chegada do inverno. “Ano passado não houve chuvas, foi um ano atípico. Agora, principalmente na região do sertão, dá para prevê uma estação mais próspera”, disse.

O Centro de Meteorologia de Sergipe prevê que as chuvas terão uma trégua na próxima, mas logo depois reiniciam. O sistema prevê também chuvas e mais frio na semana seguinte, até depois do São Pedro.

A Defesa Civil monitora principalmente os municípios recortados por rios, por causa de moradas próximas de encostas que podem sofrer alagamentos. Os municípios que compõem a Grande Aracaju (São Cristóvão, Nossa Senhora do Socorro), por exemplo, recebem constante atenção em períodos de aumento no volume de chuvas.

O secretário executivo da Defesa Civil do Estado, Alexandre José Alves, recomenda à população que qualquer sinal de instabilidade na estrutura de uma casa, comunicar o mais rápido possível aos órgãos competentes, como a Defesa Civil ( 199) ou ao Corpo de Bombeiros(193). Também recomenta evitar áreas próximas aos canais em dias de chuva.

Lagarto como eu vejo