Prefeitura de Tobias Barreto corta árvore que estava em situação de risco

A prefeitura de Tobias Barreto, através da Secretaria Municipal de Obras e Saneamento, por solicitação da Coordenadoria Municipal de Meio Ambiente, realizou o corte da árvore que estava situada na Praça Dom José Thomaz (frente a Prefeitura Municipal).

Trata-se de uma espécie de Flamboiã, que já estava morta a aproximadamente um ano, haja visto que a espécie é extremamente sensível ao ataque de pragas e doenças e principalmente, se nesta, for realizada má podação, acometendo a sustância e absorção de nutrientes, consequentemente ocasionando podridão do tronco e queda dos galhos, podendo ser o mal manejo na árvore, uma das causas da mortalidade da espécie. Este fator pode fazer com que a árvore venha a cair totalmente.

Além disso, a Flamboiã é considerada inapropriada para a ornamentação urbana de calçadas ou mesmo na proximidade de redes elétricas, paredes e tubulações, por possuir raízes agressivas que sobressaem à superfície e tomam longas distâncias, logo sua utilização se dá em praças, sítios e grandes jardins. Apresenta também tolerância a salinidade podendo ser utilizado no litoral.

É importante relatar que na mesma praça, existe outra árvore da mesma espécie que também já está morta e há necessidade de desmato, pois, a mesma não produz mais substâncias necessárias ao seu florescimento, vítima também do mal manejo. Basicamente a motivação do corte desta árvore se fundamenta no risco de vida para os usuários deste logradouro público.

Fonte: Prefeitura Municipal de Tobias Barreto