Censo Agropecuário será realizado em 50 municípios sergipanos

Foi Iniciado nesta segunda-feira (2) a visita dos recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nas propriedades rurais de Sergipe. A meta é que 50 municípios sejam visitados até fevereiro do próximo ano.

A última pesquisa realizada pelo IBGE sobre a agropecuária brasileira foi em 2006. São mais de dez anos a atualização de dados importantes, que devem auxiliar no desenvolvimento do setor. “O setor agropecuário precisa ter esse conhecimento estrutural para que tenhamos um conhecimento mais aprofundado da realidade agropecuária”, disse o coordenador de divulgação do IBGE, Vinicius Andrade.

Em Sergipe 260 pessoas, divididas em 34 polos em todo o estado, foram treinadas para realizar a pesquisa. Os dados serão coletados por um dispositivo móvel de coleta, que quando conectado à uma rede de internet já envia as informações coletadas para o IBGE o que possibilita mais agilidade na fase de análise dos dados.

O coordenador do IBGE destacou ainda orientações para identificar um recenseador oficial do IBGE. “A coleta de dados será realizada por um Dispositivo Móvel de Coleta (DMC). O recenseador vai ter que estar com esse equipamento, que é um smartphone. 

Além disso, ele vai ter que estar com um crachá de identificação contendo nome e matricula. O entrevistado pode solicitar um documento extra para conferir os dados. A consulta pode ser realizada através do 0800-721-8181 ou no site do IBGE, onde com o número da matrícula é possível identificar o entrevistador”, explicou Vinicius.

G1/SE