Vírus no WhatsApp oferece passagem aérea grátis

Está sendo compartilhado via WhatsApp uma mensagem anunciando que a companhia aérea Latam está oferecendo passagem de graça. A mensagem é falsa e clicando no link indicado pode infectar o celular ou computador com vírus.

A mensagem com milhares de compartilhamentos diz: “Hey, a companhia aérea LATAM está dando 2 ingressos grátis para todos! no 41° aniversário!, Obter os seus bilhetes gratuitos”.

Fake News

O site Academia do Jornalista, mostra como identificar uma notícia falsa e se precaver das mentiras da internet.

As Fake News (notícias falsas) ganham repercussão com frequência, principalmente na internet. O grande número de compartilhamentos é facilitado devido a velocidade que o mundo online proporciona, e na facilidade de passar informações adiante. Quanto mais pessoas falam sobre determinado assunto, maior é a sensação de veracidade da notícia. Como identificar Fake News é o primeiro trabalho do Jornalista.

Verificar a fonte da notícia é o primeiro passo.

Se o site for duvidoso, basta procurar o assunto em outros sites de grande circulação, considerados confiáveis. As notícias de impacto sempre estarão presentes nestes veículos;

– As informações parecem surreais demais? Leia com atenção e conteúdo completo.

Títulos mal formatados ou erro de interpretação podem prejudicar a propagação da notícia.

Mesmo que o título chame atenção, não se baseie apenas na informação contida nele para compartilhar um link.

O conteúdo seguinte pode não ter nada a ver com o que está sendo destacado na manchete;

– Faça uma busca na rede, e compare as publicações sobre o tema que está em evidência.

Pode haver um trecho falso, números adulterados, conteúdo antigo, ou até mesmo uma matéria completa com informações mentirosas.