Dez receitas de peru para a ceia de Natal

A maioria das ceias de Natal tem o peru como principal prato. A ave é o ingrediente mais tradicional das comemorações de fim de ano, mas isso não quer dizer que as refeições precisam ser sempre iguais. Além de variar os outros pratos e os acompanhamentos, é possível preparar o peru de diferentes maneiras. 

Confira algumas receitas:


Ingredientes:

1/2 xícara (chá) de salsa picada 

1/4 de xícara (chá) de tomilho 

1/4 de xícara (chá) de orégano 

1 peru grande (5 kg) 

1 garrafa de vinho branco 

1/3 de xícara (chá) de mostarda 

1/3 de xícara (chá) de molho inglês

3 xícaras (chá) de açúcar  

1/2 xícara (chá) de água 

1/4 de xícara (chá) de vinagre 

1/3 de xícara (chá) de ketchup  

14 maçãs pequenas 

Pimentinhas para decorar

Modo de preparo:


Prepare o peru: numa tigela, misture a salsa, o tomilho e o orégano. Descongele o peru seguindo as orientações da embalagem. Coloque a ave numa assadeira e banhe-a com o vinho, a mostarda e o molho inglês. Passe a mistura de ervas sobre o peru e nas cavidades. Cubra-o com papel-alumínio e asse por cerca de 4 horas. Banhe-o com o caldo que se formar na assadeira. Quando o peru estiver quase assado, retire o papel e deixe no forno por mais 50 minutos. Prepare as maçãs carameladas: numa panela, misture o açúcar, a água, o vinagre e o ketchup. Leve ao fogo e mexa. Retire as sementes das maçãs fazendo um buraco do cabo até a outra extremidade. Coloque as frutas na panela, tampe e cozinhe até ficarem macias. Ponha a ave em uma travessa, as maçãs em volta e enfeite com as pimentinhas.



Ingredientes:

1 peru de 4 kg

2 xícaras (chá) de vinho branco seco

1 cebola picada

2 dentes de alho

100 g e 4 colheres (sopa) de manteiga

Folhas de salsão

1,5 kg de batata-doce sem casca

1 xícara (chá) de açúcar mascavo

3 colheres (sopa) de água

1 colher (chá) de sal

1 colher (chá) de especiarias (alcaravia, noz-moscada ralada, coentro em grãos, pimenta-calabresa em flocos e canela em pó)

1 colher (sopa) de gengibre em tiras

Modo de preparo:

Descongele o peru e retire os miúdos. Enxugue com papel-toalha. Bata no liquidificador o vinho, a cebola e o alho. Passe na carne e reserve por 1 hora. Escorra, mas reserve o tempero e recheie. Passe 100 g de manteiga entre a pele do peito e a carne do peru. Costure aberturas. Forre a assadeira com papel-alumínio, cubra com folhas de salsão e coloque o peru por cima. Unte com o restante da manteiga, cubra com papel-alumínio e asse no forno, preaquecido, em temperatura média, por 3 horas, regando com o caldo da forma e o tempero reservado. Prepare a batata-doce: corte a batata em quatro e cozinhe no vapor. Leve ao fogo os ingredientes restantes, mexendo até o açúcar dissolver. Arrume em uma assadeira forrada com papel-alumínio untado e cubra com colheradas do molho de açúcar. Leve ao forno até dourar e sirva com o peru.


Ingredientes:

1 Peru temperado congelado

4 colheres (sopa) de margarina

Mel a gosto

Modo de preparo:

Cerca de 72 horas antes do preparo, retire o peru do freezer e acomode-o ainda embalado numa assadeira na parte de baixo da geladeira. Depois desse tempo, remova a embalagem, retire o saquinho com os miúdos do interior da ave e reserve para fazer uma farofa, se quiser. Prenda as asas junto ao peito da ave com palitos e cruze as coxas, amarrando-as com fio dental. Cubra com papel-alumínio, leve ao forno médio (200ºC) preaquecido (o tempo para assar depende do peso da ave). Retire o papel-alumínio e volte ao forno, besuntando com 3 colheres de margarina a cada 40 minutos, até que o termômetro pule. Passe o restante da margarina e o mel e deixe dourar mais alguns minutos. Retire o peru do forno, acomode-o numa travessa, retire os palitos, o fio dental e sirva.


Ingredientes:

1 moranga grande e lavada

1/2 copo de vinho branco seco

1 cebola e 3 dentes de alho picados

6 colheres (sopa) de óleo

3 tomates sem pele picados 

1 peito de peru

1 colher (sobremesa) de sal

Molho de pimenta a gosto

1 1/2 litro de água quente

5 colheres (sopa) de farinha de trigo

2 xícaras (chá) de leite

1 vidro de leite de coco

200 g de champignon picado

1 caixa de creme de leite

1/2 xícara (chá) de cheiro-verde picado

50 g de queijo parmesão ralado

1 colher (sopa) de colorau

Modo de preparo:

Corte a tampa da moranga e tire as sementes. Coloque na assadeira, embrulhe com papel-alumínio e leve ao forno a 180 ºC por 45 minutos ou até ficar macia. Tire a polpa sem rachar a casca. Coloque o vinho branco dentro e deixe por 1/2 hora, agitando de vez em quando. Prepare o recheio: frite a cebola e o alho em 3 colheres (sopa) de óleo. Junte o tomate e refogue até desmanchar. Acrescente o peito de peru e frite cada lado por 5 minutos. Junte o sal, a pimenta e a água. Tampe a panela de pressão e cozinhe até reduzir a água e amolecer. Retire da panela e desfie em pedaços grandes. Volte para a panela com o líquido e junte a farinha de trigo dissolvida no leite, o leite de coco e deixe engrossar. Acrescente o champignon, o creme de leite e o cheiro-verde. Tire o vinho da moranga e seque. Coloque o recheio, polvilhe o queijo e leve ao forno para gratinar. Faça uma mistura de 3 colheres (sopa) de óleo com 1 colher (chá) de colorau e pincele a moranga por fora para dar brilho.

Dica: sirva com arroz e salada verde salpicada com nozes trituradas.


Ingredientes para o peru:

1 peru de 4 kg  

100 g de manteiga  

1/4 de maço de salsinha e de cebolinha  

8 folhas de sálvia  

8 ramos de tomilho  

2 folhas de louro  

2 limões cortados ao meio  

8 dentes de alho  

750 ml de vinho branco  

Azeite de oliva, sal e pimenta a gosto 

Ingredientes para a farofa:

4 colheres (sopa) de manteiga  

½ xícara (chá) da gordura da assadeira  

100 g de bacon picado  

1 cebola picada  

1 dente de alho picado  

1 cenoura ralada  

2 bananas em rodelas  

1 xícara (chá) de azeitona verde picada  

1 xícara (chá) de ameixa seca picada  

1 xícara (chá) de milho verde  

4 xícaras (chá) de farinha de mandioca crua  

1 xícara (chá) de salsinha e cebolinha picadas  

2 ovos cozidos picados  

Sal a gosto

Modo de preparo:

Aqueça o forno a 180 ºC e unte uma assadeira com azeite. Com cuidado, solte e levante a pele do peito e das coxas do peru, espalhe a manteiga diretamente na carne, sob a pele. Nas partes mais carnudas, distribua folhas de salsinha e de sálvia e volte a pele para o lugar. Polvilhe com sal e pimenta. Coloque o tomilho, o louro, o restante da salsinha, os limões e o alho na cavidade. 

Acomode a ave no centro da assadeira e regue com o vinho. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno por 3 horas, banhando de vez em quando com o líquido da forma. Descarte o papel, aumente a temperatura para 220 ºC, pincele o peru com azeite e volte ao forno por mais 40 minutos, até que esteja dourado e macio. Observe se a coxa se movimenta com facilidade e espete a parte mais carnuda com um garfo para ver se os sucos sobem claros.

Retire do forno e transfira o peru para a travessa. Com uma concha, pegue a gordura da assadeira e reserve. Leve a assadeira diretamente ao fogo, acrescente um pouco de água e mexa com uma colher para co seguir um molho homogêneo, acerte o sal e sirva com o peru.

Faça a farofa: Em uma panela grande, aqueça a manteiga e o bacon. Quando a carne dourar, junte a cebola e a cenoura. Depois, acrescente o alho, espere perfumar e adicione a banana, a azeitona, a ameixa e o milho. Deixe aquecer. Coloque a farinha, a salsinha, o ovo e misture até umedecer. Ajuste o sal e sirva.


Ingredientes para o peru:

1 peru inteiro

Sal e pimenta a gosto

3 dentes de alho

1/2 cebola ralada

Suco de 1 limão

Cardamomo

200 g de manteiga

Ingredientes para o molho:

Aparas do peru

1 colher (sopa) de farinha de trigo

1/2 cebola picada

1/2 xícara (chá) de alho-poró picado

1 folha de louro

Alecrim

1 garrafa de cerveja Delirium Noel

1 xpicara (chá) de cereja

300 g de minicebolas

300 g de minicenouras

300 g de miniabobrinhas

Sal

Açúcar

Modo de preparo:

Um dia antes, separe as coxas, as sobrecoxas, os dois peitos e o restante (a carcaça) e corte em pedaços menores. Tempere com sal, pimenta, cebola ralada, alho moído, suco de limão e 4 sementes de cardamomo amassadas. Coloque tudo numa vasilha, envolva com filme plástico e reserve na geladeira.

No dia seguinte, prepare a manteiga clarificada: derreta a manteiga em fogo baixo, cozinhe por uns cinco minutos. Fora do fogo, com uma escumadeira, retire toda espuma ou, se preferir, passe numa peneira com gaze. Reserve.

Separe a carcaça e, com uma seringa, injete 1/3 da manteiga nos dois peitos, nas coxas e sobrecoxas. Numa panela, aqueça 1/3 da manteiga e doure cuidadosamente. Coloque os pedaços numa grade sobre uma assadeira, cubra com papel alumínio e asse no forno preaquecido a 180 C por 35 minutos. Retire do forno e reserve.

Na mesma panela onde dourou os pedaços de peru, doure as aparas, adicione a farinha de trigo, a cebola, o alho-poró e cozinhe por 2 minutos. Acrescente a folha de louro, um raminho de alecrim, 2 copos de água e cozinhe até reduzir o caldo pela metade. Passe esse caldo numa peneira fina e reserve.

Numa panela, coloque a metade da manteiga restante e refogue as cerejas por alguns minutos, adicione a cerveja, cozinhe por 15 minutos e reserve. Cozinhe os minilegumes, doure no restante da manteiga com uma pitadinha de sal e açúcar. Reserve. Antes de servir, junte numa panela os pedaços de peru, o caldo, a cerveja com as cerejas, cozinhe por 20 minutos, acerte o tempero, acrescente os minilegumes. 

Dica: sirva acompanhado de arroz jasmine com amêndoas.


Ingredientes:

2 perus assados ao seu gosto 

Carcaça de dois perus

2 litros de água

Sal a gosto

2 galhinhos de salsão

3 colheres (sopa) de molho inglês

750 ml de vinho branco

700 g de patê de foie gras

100 g de manteiga sem sal

2 colheres (sopa) de farinha de trigo 

Modo de preparo:

Em uma panela, coloque as carcaças dos perus, a manteiga e deixe "puxar" por aproximadamente 10 minutos. Em seguida, adicione o vinho branco, o molho inglês, o salsão, a água e o sal a gosto. Deixe cozinhar até as carcaças se dissolverem. Vá mexendo em fogo baixo por mais ou menos 90 minutos.

Em seguida, coe até sair todo o líquido e reserve 300 ml. Depois, coloque em fogo baixo novamente e acrescente o patê do foi gras até ele se desmanchar totalmente. Feito isso, misture bem a farinha e o caldo que está reservado atá virar um caldo bem encorpado. Coloque o molho somente na hora de servir diretamente no prato. Sirva com arroz de passas e se preferir uma farofa.


Ingredientes:

1 peça de peru já temperado

1 litro de espumante 

400 g de farinha de mandioca crua

200 g de manteiga sem sal

60 ml de azeite de oliva

150 g de amêndoas em lascas

150 g de farinha de amêndoas

sal a gosto

Modo de preparo:

Unte uma forma com azeite, disponha o peru e coloque o espumante. Pincele com manteiga o lado fosco do papel alumínio, cubra o peru com o lado da manteiga e em seguida leve ao forno 130ºC por uma hora e meia. Retire o papel alumínio e termine de assar em fogo alto a 190ºC por mais ou menos 40 minutos. Sempre regando com o caldo, a cada 10 minutos, até dourar. Retire o peru assado da forma e reserve.

Coloque 200 ml de água quente na forma para aproveitar o fundo, fazendo um caldo. Leve este caldo ao fogo, acrescentando um punhado de miolo de pão e para engrossar um pouco.

Faça a farofa: Em uma frigideira derreta o restante da manteiga com 40 ml de azeite. Acrescente a farinha de mandioca, em seguida a farinha de amêndoas e cozinhe por 8 minutos, finalizando com as lascas de amêndoas e sal.

Montagem: Em uma travessa disponha a farofa formando um círculo e coloque o peru assado no meio. Sirva com o molho a parte. Pode-se decorar o prato com fruitas secas como figo, pêssego, tâmara e damasco. 


Ingredientes para o peru:

1 peru (6 kg)

1/2 xícara (chá) de manteiga sem sal

Alecrim, tomilho e sálvia a gosto

Azeite, sal e pimenta branca a gosto

Ingredientes para o purê:

2 kg de batata descascada, cozida e escorrida

1 xícara (chá) de leite

4 colheres (sopa) de manteiga

2 colheres (chá) de alecrim

2 colheres (chá) de tomilho

Sal e pimenta-do-reino branca a gosto

Ingredientes para o acompanhamento:

1 xícara (chá) de salsão picado

1/2 xícara (chá) de cebola picada

1/2 xícara (chá) de manteiga sem sal ou margarina

1 colher (chá) de alecrim

1 colher (chá) de sálvia

1 colher (chá) de tomilho

Sal e pimenta-do-reino a gosto

8 xícaras (chá) de pão de fôrma cortado em cubos

1 xícara (chá) de caldo de galinha

Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno a 185ºC. Lave o peru em água corrente e retire os miúdos para fazer caldo ou farofa. Passe um pouco de azeite por dentro e por fora e tempere com sal e pimenta branca. Com as mãos, levante a pele do peito do peru, tomando cuidado para não rasgá-la. Por baixo coloque porções de manteiga, alecrim, tomilho e sálvia. Coloque o peru numa assadeira e cubra com papel-alumínio. Leve ao forno por duas horas ou até que a ave esteja assada. Retire o alumínio e pincele o peru com a manteiga derretida no fundo da fôrma. Volte ao forno e asse por mais duas horas ou até dourar. Regue a cada 30 minutos com a manteiga derretida. Prepare o purê: amasse bem a batata e junte o leite, a manteiga, as ervas, sal e pimenta. Faça o acompanhamento: numa frigideira, refogue a cebola e o salsão na manteiga até ficar macio, sem dourar. Desligue o fogo e acrescente os temperos secos. Numa tigela grande coloque o pão de fôrma e acrescente o refogado de cebola e salsão. Despeje o caldo de galinha até que a mistura fique úmida. Mexa delicadamente. Coloque a mistura num refratário tampado e leve ao forno por uma hora a 180ºC. Sirva acompanhando o peru ou, se preferir, recheie a ave após retirar o papel-alumínio.


Ingredientes:

2 cebolas médias bem picadas

150 g de bacon picado

100 g de barriga de porco bem picadas

Noz-moscada

Sal 

Pimenta-do-reino 

2 maçãs verdes picadas sem casca e sem sementes

1 kg de castanhas cozidas descascadas e amassadas

50 g de açúcar 

1 pitada de canela em pó

1 gota de baunilha

1 peru de 3,5 kg

50 g de manteiga

Bacon fatiado para proteger o peru

1 xícara (chá) de vinho branco

Pêssegos em calda (sem a calda)

Cerejas frescas

Modo de preparo:

Refogue a cebola, o bacon, a barriga de porco, junte a noz-moscada, o sal, a pimenta-do-reino e as maçãs. Desligue o fogo e junte as castanhas, já amassadas grosseiramente com as mãos, o açúcar, a canela em pó e a baunilha. Misture tudo, recheie o peru e costure a abertura. Coloque o peru em uma assadeira, passe manteiga na pele, cubra com as fatias de bacon e asse em forno moderado, preaquecido (200 ºC), coberto com papel-alumínio para cozinhar, por dentro, por uma meia hora. Retire o papel, acrescente na assadeira o vinho branco e complete o cozimento por aproximadamente 2 horas, regando de vez em quando com o caldo da assadeira. Passe o peru para uma travessa com as castanhas (recheio que sobrou). Decore com fatias grossas de pêssegos em calda e as cerejas frescas.

Ibahia