Estanciano aposta em meia de 15 anos para ir longe na Copa São Paulo 2018

Ele tem apenas 15 anos, mas o futebol já parece ser de gente grande. Gustavo França de Macedo, o Gustavinho, é o mais novo do elenco do Estanciano que disputará a Copa São Paulo de Futebol Júnior no próximo mês.

O meia direita foi descoberto ano passado em um projeto social chamado Palmeirinhas do Paraisópolis no bairro pertencente ao distrito de Vila Andrade, localizado na zona sul paulistana. Com o Estanciano, o jovem paulista já disputou Campeonato Sergipano de base, Copa do Nordeste sub-20 (time passou da fase de grupos) e agora vai vestir a camisa 24 na Copinha.

- Praticamente mudou tudo em minha vida quando eu vim para o Estanciano. Não sabia me posicionar, corria errado em campo, estava mal fisicamente e foi lá que consegui evoluir. Melhorei o porte físico, aprendi a trabalhar a bola. Eu me sinto feliz aqui e, se Deus quiser, eu espero fazer uma boa Copa São Paulo e ir para um clube maior - explicou o meia Gustavo.

- O Gustavinho é um jogador muito focado, exemplar, até pela pouca idade que ainda tem já é muito maduro. Foi um cara bem acolhido pelo grupo desde o início, todos buscam passar confiança para ele, e dia a dia ele vem conquistando o espaço dele. 

O professor Ricardo vem trabalhando o atleta aos poucos. Ele tem um bom passe, uma finalização perfeita, uma boa movimentação. Ele dá muita dinâmica ao jogo, então temos o cuidado de colocá-lo nas partidas aos poucos, para não prejudicá-lo - afirmou o diretor de futebol da base do Estanciano, Ubaldo Silva.

O Estanciano tem feito uma pré-temporada enfrentando equipes paulistas visando a Copinha. Gustavo fez um gol contra o Palmeiras e, segundo o dirigente, teve uma atuação que chamou a atenção da diretoria alviverde pelo talento, pouca idade e personalidade. Além disso, ele também marcou contra a Francana. Normalmente ele não começa jogando, entra depois e costuma fazer a diferença nos jogos.

- O trabalho tem sido gradativo, ele vem demonstrando um bom futebol de forma crescente. Tanto que já tem clube pedindo preferência em uma futura negociação, a exemplo do Palmeiras que enfrentamos recentemente em amistoso na Barra Funda. Inclusive o Palmeiras disse que vai mandar uma pessoa observá-lo na Copinha. O Paulista de Jundiaí e o Juventus também têm interesse - destacou Ubaldo Silva.

- Fiz uma boa temporada, marquei alguns gols e pra mim, sem dúvida, o meu melhor jogo foi contra o Palmeiras, que eu entrei bem e, aos 48 minutos do segundo tempo, eu fui lá e marquei o gol do empate para nossa equipe. Agora vou procurar evoluir mais, fazer mais gols e ajudar meu time a conquistar as vitórias - comentou Gustavo.

O Estanciano está no Grupo 19 com Itapirense-SP, Fortaleza e Volta Redonda-RJ. A sede do Canarinho do Piauitinga será o município de Itapira. 

Veja todos os dias e horários dos jogos:

4 de janeiro, 19h / Estanciano x Itapirense
7 de janeiro, 19h / Estanciano x Fortaleza
10 de janeiro, 17h / Estanciano x Volta Redonda

Confira a lista dos inscritos na Copinha

Goleiros: Marcus Vinicius e Luiz;
Zagueiros: Gustavo, Cristian, Cayo, Luan, Samuel, Gullitt;
Laterais: Sammir, Jeronimo, Elias, Rodrigo e Matheus Machado;
Volantes: Lucas Teixeira, Brenno e Rudnei;
Meias: Otavio, Alexandre, Gustavo, Igor, Lucas Santana, Gabriel e Jailson;
Atacantes: Neto, Daniel, André, Kaique e Matheus.

Globo Esporte / SE