Inove na ceia: aprenda a fazer panetone de calabresa e parmesão

No Natal, há quem ainda só aposte no panetone tradicional, com frutas, ou quem tenta diferenciar e compra aqueles com recheio de chocolate. Mas já pensou em radicalizar e experimentar um panetone de calabresa? O baker Celso Ribeiro, do SuperPrix, criou uma versão do tradicional pão que promete deixar muita gente com água na boca na noite da ceia.

Confira:

Panetone de calabresa

Ingredientes (1 panetone de 500g)

250 g de farinha de trigo

10 g de açúcar refinado

2 gemas

20 g de manteiga

25 ml de azeite

140 ml de água gelada

1 colher de sobremesa de fermento instantâneo

1 colher de sopa rasa de sal

30 g de queijo parmesão

Azeite a gosto (para refogar)

100 g de linguiça calabresa

50g de azeitonas verdes

Óleo

Forma de panetone de papel

Modo de preparo

Em um recipiente, adicione 150g de farinha de trigo, o fermento instantâneo e acrescente a água aos poucos, à medida que for misturando. Assim que ficar homogêneo, deixe descansar por 20 minutos, ou até dobrar de tamanho. Depois adicione em outro recipiente o restante da farinha de trigo (100g), o sal, o açúcar, a manteiga, as gema, o azeite e o queijo parmesão. Bata com o auxilio de uma batedeira até ficar homogêneo. Assim que ficar pronto, junte a mistura anterior, e bata por cerca de 10 minutos. 

Em uma panela, refogue com azeite a calabresa e as azeitonas. Retire, corte em pedacinhos, deixe esfriar, e acrescente a massa. Misture até envolver bem (dica: se preferir, pode manter algumas rodelas inteiras para decorar o panetone). Retire da batedeira, unte a bancada com farinha ou óleo, e "boleie" a massa. Coloque na forma própria para panetone, e deixe descansar por 40 minutos, ou até dobrar de tamanho. Asse em forno pré-aquecido a 180º C de 45 a 55 minutos. Depois retire do forno, fatie e finalize com um fio de azeite.

Ibahia