Novembro vermelho: Sergipe registra mais de 100 homicídios em 30 dias

De janeiro a novembro deste ano foram registrados na capital sergipana 289 crimes de homicídio doloso, o número é 23,7% menor do que o registrado no mesmo período do ano passado, quando foram contabilizadas 379 mortes. 

Os dados são da Coordenadoria de Estatística e Análise Criminal (Ceacrim), da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP). Na Região Metropolitana a redução foi de 4% e no interior do estado, de 15,1%.

Quando analisado apenas o mês de novembro deste ano, observa-se um leve aumento em relação ao mesmo período do ano passado. Em todo estado foram registrados 109 casos, enquanto em novembro de 2016, foram 103 homicídios.

Os dados contrariam as informações divulgadas no blog Espaço Militar, da Associação dos Militares do Estado de Sergipe (Amese), que apontou um crescimento de 90% nos casos de homicídios no estado. 

De acordo com o blog, as informações são da própria Polícia Militar e o comando estaria escondendo os dados.“O governo do Estado está perdendo a guerra contra a criminalidade. E o pior, tem gente escondendo a verdade, não só da população, mas do próprio governador Jackson Barreto”, diz o blog.

Segundo a Amese, a tabela abaixo foi copiada de um computador do Comando Geral da Polícia Militar de Sergipe. “Os dados da tabela no print ao lado são do Comando Geral da PM de Sergipe. Eles ficaram em sigilo e deveriam ser divulgados para a sociedade. Na verdade o blog tem dúvida se o comando passou para o governador Jackson Barreto.”.

Procurada, a SSP/SE não comentou os dados divulgados pela Amese, apenas divulgou as próprias estatísticas.

F5 News