Verão: temperatura elevada e previsão de chuvas no sertão sergipano

O verão chegou e as temperaturas estão elevadas em Sergipe. Segundo a meteorologia, há previsão de máximas que podem chegar aos 40 graus, condição climática que agrava ainda mais a situação do sertanejo sergipano.

O ano de 2017 foi considerado o melhor para as cidades sergipanas em termos de chuva, porém, três municípios do Alto Sertão já decretaram situação de emergência por conta da seca, uma já tem o reconhecimento federal. 

Ao todo, 29.359 mil pessoas são afetadas com a estiagem.Em Canindé do São Francisco, foi decretado estado de emergência no dia 22 de novembro, a cidade é a única, até então, que possui homologação estadual e Portaria de reconhecimento federal. 

Poço Redondo e Gararu ainda estão sob análise estadual e federal, mas se encontram em situação de emergência por decreto municipal desde o início do mês de dezembro.

Mas, para esta estação, o sertanejo pode, sim, esperar por chuva. É o que prevê o meteorologista Overland Amaral. 

O verão no Médio e Alto Sertão será de muito calor, mas também de possibilidades de chuvas convectivas. As chuvas são caracterizadas por serem de curta duração, porém de alta intensidade, com trovoadas, e abrangem pequenas áreas.“Especialmente em janeiro, a partir do dia 4 a 12, indica chuvas em todo o estado, mas se intensifica entre o Centro e Alto Sertão sergipano durante o período”, afirma Amaral. 

De acordo com a previsão, as chuvas podem ocorrer entre o final de tarde e o começo da noite.“Durante o transcorrer de janeiro, passadas essas chuvas, retorna o período de estiagem e a temperatura pode se elevar ainda mais”, completa o meteorologista.

F5 News