Canindé entra na área de recomendação da vacina contra Febre Amarela

O município de Canindé do São Francisco, no alto sertão de Sergipe, entrou na lista das cidades com recomendação para vacina contra a febre amarela, conforme atualização divulgada pelo Ministério da Saúde.Até o momento, a cidade que fica a 213 quilômetros de Aracaju é o único dos 75 municípios sergipanos com orientação do Ministério para imunização.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), a recomendação se deve ao fato de que Canindé fica na divisa com municípios dos estados da Bahia e Alagoas, que são considerados áreas de risco para a doença. 

A Secretaria Municipal da Saúde de Canindé informou que só vai se pronunciar sobre a questão após avaliação junto à SES.Embora não esteja na área considerada endêmica, Sergipe possui 40 municípios receptores da vacina. 

De acordo com a Secretaria, em cidades que possuem menos de 10 mil habitantes está sendo processada a relação da população que está se deslocando para as zonas de risco, e com base nesse quantitativo, a vacina será disponibilizada.“Se o usuário não for para uma zona de risco, o acesso à vacina não será liberado. 

Para comprovar, o usuário pode apresentar a passagem de ônibus ou avião, uma cópia da reserva de onde ficará hospedado, a inscrição de algum evento, ou até mesmo o comprovante de residência, caso a viagem seja para casa de parentes nessas áreas”, informou a coordenadora do Programa de Imunização de Aracaju, Ilziney Simões.

Ainda segundo a coordenadora, a vacina é de dose única e não há a necessidade de ser aplicada novamente em quem já foi imunizado. Pessoas com mais de 60 anos, gestantes, com doenças autoimunes, e que vivem com HIV devem apresentar relatório médico que indique que não há contraindicações para receber a vacina. Se o indivíduo possui alergia ao ovo, não poderá ser vacinado.

F5 News