Lotes de queijos são proibidos pela Anvisa por estarem contaminados

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a distribuição e a comercialização de três lotes de queijos da marca Friolack. Os lotes estavam contaminados pela bactéria Listeria monocytogenes, capaz de provocar listeriose e infecções no sistema nervoso central, entre outros problemas.

O lote 290 do Queijo Prato Lanche – Fatiado e Interfolhado, com data de fabricação em 11 de novembro de 2017 e validade em 9 de fevereiro de 2018; o lote 303 do Queijo Mussarela Fatiado, fabricado em 30 de outubro de 2017 e validade em 28 de janeiro de 2018; e o lote 312 do Queijo Coalho, com fabricação em 6 de novembro de 2017 e validade em 4 de fevereiro de 2018, passaram pela proibição da Agência. Todos eles são da marca Friolack, fabricados pela empresa Laticínios Fariolack Ltda – ME.

A Friolack Ltda. já havia anunciado que iria recolher os lotes irregulares. De qualquer forma, a empresa precisa remover o estoque existente no mercado por determinação da agência reguladora do setor. Esta medida está na Resolução – RE n° 3414, publicada no Diário Oficial da União.

O Globo