Película para telhado promete substituir ar-condicionado sem consumir energia

Surgiu no mercado uma alternativa acessível para o ar-condicionado. A invenção é de dois pesquisadores da Universidade do Colorado, nos EUA. Ronggui Yang e Xiabo Yin criaram uma película capaz de refrigerar ambientes sem o uso de gás refrigerador e energia elétrica. 

A película

A invenção atua no processo de filtragem dos raios solares que incidem sobre a atmosfera da Terra, que permite que alguns comprimentos de onda vermelha, responsáveis por trazer calor, escapem para o espaço sem nenhum obstáculo. Os cientistas fizeram a conversão do calor indesejado em radiação infravermelha no comprimento exato de onda que o planeta manda de volta.

O material criado pelos pesquisadores é feito de polimetilpentano, um plástico transparente. Revestido com prata em apenas um dos lados, o material é transformado em lâminas com espessura de 50 milionésimos de metro.

Ao ser colocada sobre o telhado, o lado prateado da película fica para baixo e a luz solar é refletida pelo lado prateado através do plástico, impedindo o aquecimento do ambiente. 

Eficiência

A película tem poder de refrigeração de 93 watts por metro quadrado. Durante a noite, a capacidade pode aumentar. Segundo os pesquisadores, cerca de 20 m² do filme são suficientes para manter a temperatura de uma casa comum em 20°C em um dia em que os termômetros marcam 37°C.