Ações integradas das Polícias Civil e Militar contribuem para redução de crimes em Tobias Barreto e em Glória

A ação integrada entre as Polícia Civil e Militar tem demonstrado uma eficiência, principalmente quando o assunto é prevenção e combate à violência. O município de Nossa Senhora da Glória é um exemplo disso. Em 44 dias, a cidade não obteve registro de nenhum homicídio, latrocínio ou lesão corporal seguida de morte. O último homicídio registrado no município, que possui uma população de aproximadamente 37 mil habitantes, ocorreu no dia 18 de dezembro de 2017, no Povoado Pedra Grande, zona rural do município, onde um vaqueiro foi assassinado a tiros.  

O município tem se mantido na lista dos municípios menos violentos do estado. Segundo o delegado de Nossa Senhora da Glória, Jorge Eduardo Santos Filho, os resultados são reflexos das ações estratégicas do governo do Estado no enfretamento da violência. “Mais uma vez, a cidade se destaca por 44 dias sem homicídios. Isso é resultado da integração da Polícia Civil, Militar. Ministério Público e poder Judiciário. Todas essas instituições trabalham em conjunto, em constante comunicação para prover a sociedade e segurança e paz na comunidade. Um passo importante para o desenvolvimento dessas ações será a implantação da Cidade Digital. Com isso, poderemos implantar uma primeira base para a implantação do monitoramento por câmeras e assim, reforçar ainda mais a segurança em toda a cidade”, declarou o delegado.

Tobias Barreto

O município de Tobias Barreto, situado no Centro-Sul sergipano, também comemorou uma significativa redução nos índices de homicídios dolosos, ou seja, crimes nos quais existe a intenção de matar. Segundo dados do comando do 11º Batalhão de Polícia Militar (11º BPM), unidade responsável pelo policiamento da região, já são sete meses sem registro de crimes dessa natureza.

Os resultados mostram a eficiência das ações conjuntas entre as policias Militar e Civil, que vêm atuando na prevenção e combate à violência. Em 2017, foram implementados: o policiamento com o auxílio de Bases Móveis, canais de comunicação, por meio das redes sociais, entre outras atitudes que contribuem para levar mais segurança para o povo tobiense.

"Esse resultado se deve ao combate ao tráfico de drogas, que é o fio condutor de diversos delitos, principalmente dos homicídios. Esse tipo de combate é um dos pilares do planejamento estratégico da SSP. Existe uma integração muito boa entre a Polícia Civil e Militar na cidade e isso tem sido fundamental para esse sucesso nas ações. Vale ressaltar o empenho pessoal de cada policial em buscar uma maior segurança para a população de Tobias Barreto", explicou o delegado Fábio Pimentel.

A criação do 11º Batalhão com sede em Tobias Barreto proporcionou o aumento do efetivo policial, dando mais agilidade, com mais viaturas. Um outro fator é o número de armas de fogo apreendidas, mais de 40, e munições, cerca de 500. E o combate ao tráfico drogas foi algo imprescindível, fator primordial para essa redução", afirmou o Major Ribeiro.

SSP/SE