Sergipe tem opções para quem quer fugir da folia

Sergipe é o destino preferido das pessoas que preferem descansar no período carnavalesco. Apesar das festas na capital e no interior, o clima predominante no estado é de tranquilidade. Sergipano ou turista, o que vale é aproveitar os dias de folga. Por isso, o Portal Infonet preparou um guia com algumas opções de passeio. Confira: 

Orla de Atalaia

O principal ponto turístico de Aracaju é a Orla de Atalaia. Restaurantes com cardápios diversificados, parques, feiras de artesanato, além de hotéis para todos os gostos e valores compreendem o espaço. Só para as práticas esportivas, o espaço conta com campos de futebol, quadras polivalentes e de areia, quadras de tênis, a maior pista de skate pública do país, além de área de ginástica, ciclovia, parede de escaladas, lagos para canoagem, pedalinhos e praça de eventos. 

Oceanário de Aracaju

Também na Orla de Atalaia, representa a boa pedida para os amantes das 60 espécies de animais de água doce ou salgada. Até o carnaval, o acesso ao Oceanário de Aracaju se dará, diariamente, das 9h às 21h.  Mantido pelo Projeto Tamar, o espaço tem formato de uma tartaruga marinha.

Praia da Aruana

Por meio da Rodovia José Sarney, quem sai da Passarela do Caranguejo, tem na Aruana a primeira praia ao longo da estrada. Apresenta linda paisagem, cercada por coqueirais e algumas dunas. Além disso, caracteriza-se pela tranquilidade e opções de degustações em restaurantes e bares, que investem no comércio de frutos do mar, entre eles, caranguejos e ostras.

Barra dos Coqueiros

Outra opção é a Barra dos Coqueiros que abriga as praias do Jatobá, Atalaia Nova e Praia da Costa. O principal acesso à cidade é através da ponte Construtor João Alves. Outro acesso é pela BR-101, tomando o entroncamento que dá acesso ao município de Santo Amaro das Brotas.

Praia da Caueira

No litoral sul, destaque para a Praia da Caueira (Itaporanga), com seus coqueiros, lagoas e dunas de cerca de 20 metros de altura. A região dispõe de casa de veraneio e pousadas à beira mar. A Praia da Caueira, que fica localizada a cerca de 30 km de Aracaju, tem dois acessos: para quem está em Aracaju, é aconselhável seguir pela Avenida Melício Machado e pegar a Ponte Jornalista Joel Silveira no Bairro Mosqueiro. O percurso é de apenas 30 km. A outra opção é pela BR-101. Ao chegar a Itaporanga o motorista segue pela Rodovia Humberto Mandarino (SE-270). O percurso total é de 60 km, partindo de Aracaju.

Praia do Saco e Praia do Abaís

Há também as praias do Saco e Abaís (Estância). A Praia do Saco é considerada uma das mais bonitas de Sergipe, pois é uma enseada de 5 km de extensão, com mar verde e calmo. Tem também a Praia de Abaís, com 20 km de extensão de águas mornas e areia branca. Para chegar ao local é preciso seguir pela BR 101. A distância para o Município de Estância, onde as Praias de Abaís e Saco estão localizadas, é de 67 km.

Orla Pôr do Sol

Localizada à beira do rio Vaza Barris, na região do Mosqueiro, a Orla do Pôr do Sol encanta e impressiona todos que a visitam por seu incrível e fantástico pôr do sol. Possuindo um calçadão de 600 metros de extensão repleta de equipamentos e atrativos turísticos, a nova Orla já foi eleita como um dos mais belos cartões portais de Aracaju.

Croa do Goré e Ilha dos Namorados

Já considerado um dos mais procurados roteiros turísticos de Sergipe, a Croa do Goré e Ilha dos Namorados apresenta belas paisagens naturais. Os catamarãs partem da Orla do Pôr do Sol, no povoado Mosqueiro, e passeiam pelo rio Vaza Barris durante cerca de 40 minutos até chegar à Crôa do Goré, um banco de areia formado no meio do rio pelo movimento da maré. Na Crôa é possível descer e apreciar petiscos e a bela vista do local, com tempo de parada de aproximadamente meia hora. Tempo que pode ser também reservado para o Stand-Up Paddle.

Após a parada na Crôa do Goré, o catamarã segue por mais meia hora aproximadamente, passando perto de mangues, até chegar à Ilha dos Namorados, uma grande ilha formada entre o rio Vaza Barris e o Oceano Atlântico. A parada, portanto, dura cerca de duas horas e no meio da ilha há uma piscina natural ideal para crianças. Depois, o catamarã retorna à Orla do Pôr do Sol. O passeio é agendado por agências de turismo e custa, em média, R$ 85, com transporte terrestre até a Orla do Pôr do Sol, catamarã e transporte terrestre de volta ao hotel.

Calçadão da Praia Formosa

O Calçadão da Praia Formosa é uma continuação do Calçadão da 13 de Julho. A área tem 20 mil metros quadrados e ainda conta com diversos elementos de lazer. O espaço também agrega áreas como espelho e túnel d’água, jardim vertical e espaço de convivência sombreado, além de equipamentos para exercícios físicos, carrossel e parede de escalada.

Parque da Cidade

O Parque Governador José Rollemberg Leite, mais conhecido como Parque da Cidade, está situado no Morro do Urubu, no bairro Industrial. O local, aberto ao público diária e gratuitamente às 8h, compreende também um teleférico e zoológico em meio à Mata Atlântica, composto de animais, como leão, onça pintada, ursos, aves e macacos. Para o acesso ao teleférico é cobrada uma taxa. O passeio dura 25 minutos e descortina também o centro de Aracaju. O teleférico funciona de terça a domingo, das 9h30 às 17h.

Parque dos Falcões

O Parque dos Falcões, localizado em Itabaiana e com acesso pela BR235, Km 43, à direita, é a opção de lazer para os adeptos da criação de aves em cativeiro. Durante o Carnaval o espaço funciona às 9h ou 14h. Os interessados devem agendar uma visita através dos telefones (79) 99962 5457 ou 99885 2522. O Parque dos Falcões ainda dispõe de lanchonete.

Canions de Xingó

O Cânion de Xingó (considerado o maior cânion navegável do mundo) surgiu após o represamento das águas do Rio São Francisco pela Usina Hidrelétrica de Xingó na divisa entre Sergipe e Alagoas. Este é o destino mais procurado por sergipanos e turistas e o passeio é realizado diariamente. O pacote inclui translado de Aracaju a Canindé do São Francisco e passeio de catamarã pelos cânions. Muitas agências de turismo fazem passeios com saída às 7h da capital sergipana e retorno no fim da tarde. 

Infonet