Jornalistas com ou sem diploma podem atuar no Rádio ou na TV

No Brasil não é obrigatório o diploma de graduação em jornalismo para exercer esta profissão. Em 2009 por maioria, o Plenário do STF decidiu que é inconstitucional a exigência do diploma de jornalismo e sim o registro profissional no Ministério do Trabalho como condição para o exercício da profissão de jornalista.

MTB SEM DIPLOMA

Você, jornalista por profissão e não por diploma, pode e deve solicitar ser devidamente registrado junto ao Ministério do Trabalho e Empregos (MTE) da sua cidade, basta comprovar que exerce a atividade.  

Alguns sindicatos têm pressionado os veículos de comunicação, quanto a exigência do diploma além do registro no MTE para exercer a profissão; O profissional que se sentir prejudicado e que possua o registro sob a decisão do STF, deve denunciar o abuso à justiça do trabalho. Leis devem ser cumpridas e não discutidas.

ATIVIDADE DE JORNALISTA

 A carreira de jornalismo é, com toda certeza, uma das mais nobres e influentes do mercado de trabalho. Com diversas possibilidades de atuação, um jornalista pode trabalhar em editoras, jornais, revistas, emissoras de rádio e TV e veículos online, como portais de notícias independentes e blogs. Se você tem alguma dúvida sobre a profissão, vale a pena se informar em nosso site. Atividades asseguradas por lei para profissionais com registro no MTE com diploma ou sem diploma. 

MERCADO DE TRABALHO JORNALISMO

Com a ascensão da internet, o jornalismo precisou se reinventar, e essa é uma tarefa recorrente, já que a tecnologia dá passos cada vez mais largos. O jornalista não só precisa apurar e noticiar fatos, mas também trazê-los de forma inovadora e interessante para o público.

Por ser uma área extensa, o jornalismo traz diversas possibilidades no mercado de trabalho. Um jornalista pode adentrar o mercado editorial em revistas, jornais e sites, atuar em assessoria de imprensa, rádio ou televisão, produção de documentários, fotojornalismo e revisão de conteúdo.

Mas qual o salário de um jornalista, afinal? Segunda estimativa do Ministério do Trabalho, o salário de um jornalista iniciante é de R$ 2.300,00

Ministério do Trabalho e Emprego