Tobias Barreto recebeu o Projeto ‘Estrela Guia’ do Grupo de Apoio à Crianças com Câncer (GACC)

O município de Tobias Barreto recebeu nesta segunda-feira (19) o Projeto ‘Estrela Guia’ do Grupo de Apoio à Crianças com Câncer (GACC) com o apoio do IBGP e prefeitura municipal. O projeto realizou uma capacitação continuada com os profissionais da Saúde do município para facilitar a identificação precoce de doenças infanto-juvenis, com foco na detecção do câncer.

A partir desta capacitação, os agentes transformadores de Saúde do IBGP e da Prefeitura de Tobias Barreto vão estar com um olhar mais direcionado à detecção das doenças infanto-juvenis, principalmente o câncer. Caso detectado, o paciente será encaminhado para o devido tratamento.

“Este projeto, iniciado em 2017, deve expandir sempre mais e este ano vamos percorrer algumas cidades para prevenir as doenças inafanto-juvenis. Portanto, quero agradecer a todos os envolvidos em Tobias Barreto por essa parceria com o GAAC. O nosso trabalho está apenas iniciando”, frisou a coordenadora do Estrela Guia, Regimari Dias.

O Projeto ‘Estrela Guia’ é direcionado ao diagnóstico precoce de doenças infanto-juvenis, através de um consultório móvel totalmente equipado e um momento de capacitação dos profissionais de saúde, com o atendimento voltado à criança e ao adolescente.

De acordo com a secretária municipal da Saúde de Tobias Barreto, Emanuelly Hora, essa ação é de extrema importância, já que o número de casos de câncer infanto-juvenil vem crescendo de forma considerável.

“A prefeitura de Tobias Barreto abraçou este projeto tão importante desenvolvido pelo GACC por entender que será mais um benefício às famílias tobienses, tendo em vista que mais vidas poderão ser salvas, se as doenças forem identificadas de forma precoce. Por este motivo, todos os profissionais de saúde estão sendo capacitados; médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, odontólogos e agentes comunitários de saúde. Essa equipe está sempre em contato com a população”, disse a secretária.

A assessora operacional do IBGP, Kelly Cristina Bomfim ressaltou o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo instituto no apoio aos projetos de Saúde. “Os colaboradores do IBGP trabalham diariamente com a missão de tornar as gestões públicas mais humanas e eficientes. Contudo, constantemente promovemos capacitações para os profissionais que executam suas atividades nos municípios. Neste projeto tão importante, iremos atuar através dos nossos agentes transformadores de Saúde nessa busca ativa. Portanto, não poderíamos deixar de abraçar esta causa”, destacou Kelly Cristina.

Por: Lagartense.com.bt