ALERTA: Casos da Bactéria H Pilory em Tobias Barreto pode está relacionado a água da cidade

Na edição da semana passada o CINFORM denunciou a situação da água na cidade de Tobias Barreto, Agreste sergipano, com muita lama a água só é usada para escovar os dentes, tomar banho e lavar roupas, para se alimentar somente água mineral comprada. Mas esse não é o único problema na cidade. Segundo nossas entrevistadas, diversas pessoas contraíram a bactéria Heliobacter Pilory, que se aloja na mucosa do estomago.

A cabeleireira Maria Luciene por enquanto ainda não contraiu a bactéria, porém sua irmã e seu cunhado sim. Já a comerciaria Andrelma Oliveira sofreu ao contrair a bactéria que pode causar gastrite crônica e até ulcera. Maria Dolores contraiu a H Pilory (nome popular) há alguns anos, o gastroenterologista lhe informou que o modo de contagio foi através da água. “Meu médico disse ‘Dona Dolores isso pode ser da água, pois nós estamos morando em um chiqueiro’. E eu falei que não usava a água para lavar alimentos e cozinhar, porém ele disse que ao escovar os dentes e tomar banho também era possível contrair”.

O CINFORM procurou a Secretária de Saúde da cidade para confirmar a informação. Segundo a secretaria, Emanuelly Carvalho, informou que a secretária não tem conhecimento de nenhum surto na cidade. “Não se tem um dado estatístico hoje, um levantamento de quantas pessoas têm H. Pilory, até porque a gente não faz esse levantamento. Eu não tenho conhecimento e nem fui alertada pelos médicos da rede. Porque hoje temos 15 unidades de saúde, então eles estão diariamente vendo a situação de saúde da população e se fosse diagnosticado algo de anormal já teria alertado a secretaria”, explica.

H PILORY

A Heliobacter Pilory é uma bactéria que se aloja na mucosa gástrica e induz a doenças como gastrite crônica e até ulcera. Segundo o gastroenterologista, René Pereira, os sintomas vão depender da doença que a bactéria induz e que além da gastrite em da ulcera, há indícios que a H. Pilory está relacionada ao câncer de estomago. “Há um grau de evidencia equivalente dessa bactéria semelhante ao fumo com o câncer de pulmão em ralação ao câncer gástrico e há evidencias que ela é a causadora principal do lifoma malte que é outro tipo de câncer de estomago”, alerta. 

O gastro explica que a forma de contaminação da doença geralmente é por alimentos contaminados, principalmente as carnes, o que não exclui a possibilidade de contrair a bactéria através da água. “A contaminação pela HP tem correlação direta com baixo nível sócio econômico e condições sanitárias ruins, água tratada é o baixo para tudo. O acondicionamento dos alimentos e cuidados com o preparo também”, explica Réne Pereira.

Cinform Edição 1825