Com aplicativo, Detran permite desconto de até 40% em multas

O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) agora notifica as multas recebidas através do aplicativo do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o SNE Denatran, que está disponível para iOS e Android. Para ter direito à função, o interessado deve se cadastrar na página do serviço. Ao utilizar o sistema, o usuário poderá obter até 40% de desconto no valor da multa, desde que pague dentro da data de vencimento. A novidade poderá ser utilizada a partir do dia 2 de maio.

Há, porém, uma exigência para o recebimento do desconto: o infrator não pode ter apresentado defesa prévia ou recurso contra a infração cometida. De todo modo, os pontos na carteira continuarão aplicados na carteira de habilitação do condutor.

Para o diretor-geral do Detran, Lúcio Gomes, é importante que órgãos públicos passem a utilizar sistemas digitais, o que pode reduzir as despesas públicas. "A notificação eletrônica é um avanço da Bahia no trânsito, que traz benefícios para todos. O cidadão ganha em transparência, rapidez e economia; e o Detran deve reduzir a inadimplência e despesas com postagens".

Até então, as multas chegavam aos condutores apenas pelos Correios.