Enem: 87% dos pedidos de isenção de taxa são aprovados

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, nesta segunda-feira, que foram aprovados 87% dos pedidos de isenção de taxa no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018. Isso signfica que 3.318.149 pessoas não terão que pagar para realizar a prova.

O número também inclui as justificativas de ausência no Enem 2017, referentes aos estudantes que têm direito à isenção, mas se inscreveram no último Enem e não compareceram. Os 500 mil candidatos que tiveram o pedido negado podem entrar com recurso entre esta segunda e o dia 29 de abril. Mesmo que o recurso seja negado, ainda será possível se inscrever para o Enem, pagando a taxa de R$ 82. As inscrições ocorrem entre os dias 7 e 18 de maio.

O resultados estão disponíveis na Página do Participante, mesmo endereço onde o recurso pode ser realizado. É preciso informar CPF e a senha cadastrada. O Inep divulgou uma lista dos documentos que podem ser utilizados no recurso.

Terão direito à isenção da taxa de inscrição os estudantes que estejam cursando a última série do ensino médio em escola da rede pública. O direito também se estende a candidatos que tenham cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada e tenha renda per capital igual ou inferior a um salário mínimo e meio.

Estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, de famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) — com renda familiar per capita de até meio salário mínimo ou com renda familiar mensal de até três salários mínimos —, também terão direito à isenção.

Neste ano, o direito também será concedido a estudantes que participaram do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja 2017) e tenha obtido proficiência que possibilite certificação na área de conhecimento em que se inscreveu.

Por: O Globo