Saiba quais são os riscos de consumir produtos embutidos regularmente

Salsicha, linguiça, mortadela, presunto, salame... a lista de produtos embutidos que costumam aparecer na mesa dos brasileiros é enorme. Estes alimentos, por mais saborosos e práticos que possam ser, devem ser consumidos com cautela: é que eles possuem muitas substâncias químicas em suas composições, o que pode prejudicar a saúde.

— Por serem produtos fabricados, eles possuem substâncias como nitrito e nitrato, que alguns estudos já associam a causadores de problemas digestivos — afirma Gabriella Gachet, nutricionista do Vigilantes do Peso.

Não existe uma recomendação exata sobre a quantidade de embutidos que pode ser consumida diariamente. Mas os especialistas concordam que quanto menos alimentos como estes fizerem parte da sua alimentação diária, menor é o risco para a saúde. Por conta do alto teor de sódio, estes produtos são perigoso se consumidos em excesso.

— A longo prazo, eles têm um potencial de formar cânceres, associados principalmente aos aditivos químicos. Além disso, podem estar relacionados ao aumento da pressão arterial, por conta do sódio, e a doenças cardiovasculares, por conter muita gordura em sua composição — alerta Renata Nogueira, professora do curso de Nutrição da Unisuam e conselheira do Conselho Regional de Nutricionistas da 4ª Região.

Evitar os embutidos não significa nunca mais comer cachorro-quente, por exemplo, mas dar preferência a combinações mais saudáveis.

— O que a gente pode sugerir é a utilização de alimentos minimamente processados ou in natura. Os embutidos devem ser consumidos com baixa frequência, como em uma festa — orienta Renata.

Carnes magras, como frango e peixes como o atum, são ótimas opções para substituir os embutidos, principalmente na preparação de sanduíches.

— Podemos utilizar um creme feito com atum ou frango desfiado. Os queijos são alternativas saudáveis também — diz Gabriella.

Opções para substituição

- Frango desfiado

O frango, muito popular entre as pessoas que frequentam a academia, pode ser uma boa opção para substituir os embutidos na preparação de sanduíches. Esta carne é fonte de proteína e possui vitamina C, tiamina, riboflavina, niacina, vitamina B6, ácido fólico, vitamina B12, vitamina A, vitamina E, vitamina D e vitamina K

- Atum

O atum pode ser usado para fazer sanduíches e substituir embutidos como presunto e mortadela. Este peixe é rico em proteínas e é fonte de nutrientes como magnésio e potássio, além de possuir as vitaminas B3, B6, B1 e ômega 3

- Rosbife

O rosbife é feito de cortes nobres de carnes bovinas assadas. É também uma opção para sanduíches. Este tipo de carne possui proteínas, vitamina A, vitamina D vitamina B12 e vitamina B6, além de cálcio, ferro e magnésio

- Peru

A carne de peru é fonte de proteínas, niacina, vitamina B6 e selênio. Além disso, a carne desta ave contém triptofano, um aminoácido essencial envolvido na produção de serotonina, uma substância que exerce um efeito calmante e ajuda a regular o sono.