Secretaria municipal de cultura de Tobias Barreto restaura busto de Abelardo Barreto

A Prefeitura de Tobias Barreto, através da Secretaria Municipal de Cultura, Juventude e Turismo realizou restauração do busto de Abelardo Barreto do Rosário, localizado à frente da escola estadual que recebe o seu nome.

Abelardo Barreto do Rosário (Tobias Barreto, 1903) foi um filantropo, jurista e escritor sergipano. Abelardo nasceu na antiga Vila de Campos do Rio Real, atual Tobias Barreto. Foi filho de Francisco Barreto do Rosário e sobrinho de Tobias Barreto. Faleceu na década de 1980 no Rio de Janeiro, vítima de complicações causadas por um marca-passo e problemas renais no Hospital Redentor.

Os artistas Elias Felipe e Nininho cuidaram da restauração usando lixa, pigmentação de resina acrílica, impermeabilizante branco, pigmentação preta, fosca e brilhante, e verniz acrilex incolor 011, e o resultado é positivo devolvendo a população um busto representativo de um homem influente na cultura histórica tobiense. Posteriormente serão realizadas restaurações dos bustos de Tobias Barreto (Escola Tobias Barreto) e João Valeriano dos Santos.

Por: Prefeitura Municipal de Tobias Barreto