Secretaria Saúde de Tobias Barreto realizou encontro com Agentes de Endemias para entrega de Kits de Trabalho


Na manhã da última terça-feira, 22, a Prefeitura de Tobias Barreto, através da Secretaria Municipal de Saúde, reuniu os Agentes de Endemias, Supervisores Municipais, Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Joana Darc, a Secretária Municipal de Saúde, Emanuelly Hora e o Supervisor Regional de Endemias, José Alves, para a realização da entrega de kits contendo materiais para uso no dia-a-dia de trabalho, contendo 02 uniformes, prancheta, caderno, caneta, lápis, borracha, cola e lanterna.

Na oportunidade foi realizada atualização da rotina de trabalho ministrada pelo Supervisor Regional de Endemias de Lagarto, José Alves.

O Agente de Controle de Endemias (ACE) é um profissional fundamental para o controle de endemias e deve trabalhar de forma integrada às equipes de atenção básica na Estratégia Saúde da Família, participando das reuniões e trabalhando sempre em parceria com o ACS. Além disso, o agente de endemias pode contribuir para promover uma integração entre as vigilâncias epidemiológica, sanitária e ambiental. Ele tem a missão de vistoriar residências, depósitos, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais para buscar focos endêmicos e a inspecionar caixas d’água, calhas e telhados. O agente também age na aplicação de larvícidas e inseticidas. Concede orientações quanto à prevenção e tratamento de doenças infecciosas e realiza recenseamento de animais. Essas atividades são fundamentais para prevenir e controlar doenças.

Por: Prefeitura Municipal de Tobias Barreto