Instituto de Identificação de Sergipe passa a ter agendamento eletrônico

O Instituto de Identificação Dr. Carlos Menezes é a unidade que controla e realiza a emissão do Registro Geral em Sergipe. A partir desta segunda-feira (2), o órgão receberá um novo sistema eletrônico para agendamento do atendimento local e, com isso, a perspectiva é de diminuição das imensas filas físicas e dos transtornos rotineiramente vividos pela população.

“Eles podem programar seu atendimento por meio de um telefone e também pelo site do órgão. Isso acaba com aquela situação em que o cidadão madruga para tentar a sorte de chegar ao instituto e conseguir uma senha de atendimento, já que o atendimento diário precisa ser limitado em decorrência do serviço em si”, diz a delegada Mayra Moinhos.

O atendimento será por blocos de horas, viabilizando 120 diários, com perspectiva de aumento para os meses seguintes. O novo sistema gera igualdade entre o cidadão que vem do interior, ou de locais mais distantes, que antes disputava uma vaga com pessoas mais próximas.

Para realizar o agendamento, o cidadão contará com dois canais de comunicação, o site do Agenda Fácil, onde realizará um pré-cadastro, e escolherá o dia e horário do atendimento; ou o número 08000 079 6100, que funcionará em horário comercial e terá um atendente facilitador. “Além disso, nada impede o cidadão de que ele passe na porta do Instituto de Identificação e faça o seu agendamento para uma data. Além da sede, o agendamento físico pode ser feito em qualquer unidade do Centro de Atendimento ao Cidadão (Ceac), ou em qualquer ponto de atendimento do órgão”, disse o papiloscopista Jenilson Gomes.

Efetivamente, o sistema de agendamento entrará em vigor na segunda-feira (2), mas o cidadão a partir de hoje já pode solicitar o agendamento por meio dos dois meios de comunicação. No site da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) estão dispostos quais documentos necessários para a emissão da Carteira de Identidade.

“A queixa que entendemos que o cidadão tem com o instituto é a incerteza do atendimento, as senhas acabavam em questão de minutos, já existia uma pré-ordem feita pela população e quando chegava na entrega da senha 120, o próximo teria que tentar a sorte num outro dia, quantas vezes fossem necessárias, e isso vai acabar, vamos conseguir que ele se programe, tenha a segurança que será atendido e o conforto de não precisar madrugar”, afirma a delegada.

Segundo o superintendente de Modernização da Secretaria de Estado de Planegamento (Seplag), Rodrigo Farias, ter o novo sistema no Estado é um avanço significativo. “Atualizamos a ferramenta e o ganho é notório. A população sergipana passará a contar com uma ferramenta que facilitará o atendimento, dará maior conforto e segurança ao cidadão”, comenta.

Ainda segundo ele, o cidadão receberá um comprovante de agendamento pelo e-mail cadastrado, onde também será informado a documentação necessária e a confirmação do dia e horário.

Por: F5 News