.

Mais de 3.500 militares vão atuar nos festejos juninos em Sergipe

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) apresentou hoje (20) o plano de segurança para o período dos festejos juninos em Aracaju e nas cidades do interior de Sergipe que tradicionalmente celebram os santos do mês de junho.

A Polícia Militar deve empregar um efetivo de quase 3.700 militares que farão o policiamento ostensivo em festas de municípios como Pirambu, Capela, Gararu, Ribeirópolis e Cristinápolis.

"Em Aracaju, o planejamento operacional atuará principalmente para garantir a segurança nos festejos da Orla da Atalaia (Arraiá do Povo) e também nos dias do Forró Caju", disse o coronel Vivaldy Cabral, comandante do policiamento militar da capital (CPMC).

Segundo o comandante do Policiamento Militar do Interior (CPMI), coronel Fábio Rollemberg, os trabalhos serão realizados na modalidade de policiamento motorizado nas áreas periféricas e haverá também o apoio da Cavalaria em alguns eventos.

“Já em festas de maior porte, haverá excepcionalmente o policiamento nas áreas internas, visando dar mais segurança a aqueles que comparecerem aos municípios", acrescentou.

A Polícia Civil definiu que equipes estarão atuando nas 11 Delegacias Plantonistas do interior: Itabaiana, Estância, Lagarto, Propriá, Nossa Senhora da Glória, Maruim, Tobias Barreto, Carira, Neópolis, Nossa Senhora das Dores e Canindé. Nessas cidades, existirão equipes para o atendimento ao público e para os deslocamentos feitos pela Polícia Militar, com cerca de 400 servidores envolvidos.

Em Aracaju, estarão funcionando normalmente as Delegacias Plantonistas Norte e Sul. Nos dias de festa do Arraiá do Povo, a Delegacia de Turismo estará aberta para atendimento. No Forró Caju, nos Mercados Municipais da capital, será definida uma estrutura de Delegacia Plantonista com equipes completas (delegado, escrivão e agentes).

O Corpo de Bombeiros vai atuar com 125 militares nas festas de Areia Branca, Capela, Nossa Senhora do Socorro (abertura do São João de Socorro e Forró Siri), Pirambu, Estância e Itaporanga. Também serão selecionadas guarnições dos bombeiros nos festejos de Aracaju, tanto para o Forró Caju quanto para o Arraiá do Povo.

Segundo o comandante geral do CBMSE, Erivaldo Mendes, o trabalho de prevenção dos bombeiros vem sendo realizado com antecedência. "Fizemos um trabalho muito forte com relação à fiscalização nas barracas de fogos. Fizemos análise e aprovação de 102 barracas de fogos em todo estado de Sergipe", afirmou.

O comandante também pediu o apoio da população para denunciar a venda irregular de fogos de artifício, para evitar acidentes graves. "Pode ser feita denúncia na própria polícia, já que é uma atividade clandestina que põe em risco a vida das pessoas”, orientou Mendes, acrescentando que os bombeiros também estão fazendo a vistoria das estruturas que são montadas para a realização das festas.

Por: F5 News