Pesquisa revela que índice de satisfação com os serviços públicos de saúde se mantém acima da média nacional em Tobias Barreto

Na manhã de hoje, 10, a Secretária Municipal de Saúde, Emanuelly Hora, apresentou ao Secretário Municipal de Comunicação Social, Bruno Vasconcelos, o resultado da pesquisa realizada no mês de junho do ano corrente com pacientes após atendimentos e que foram questionados sobre o bom atendimento, confiança nos profissionais, tempo de marcação de consulta e espera para realização, sobre a necessidade de enfrentar filas, necessidade e realização de exames e aprovação da entrega de resultados.

A pesquisa ainda avaliou a prescrição e aquisição de medicamentos por parte do paciente, atendimento pela equipe médica, dentistas e enfermeiros. Foi avaliado também o atendimento pelos agentes de saúde, além da estrutura física das unidades de saúde, limpeza e facilidade de atendimento.

Diante dos resultados foi possível avaliar o grau de satisfação com o serviço prestado, obtendo uma avaliação geral do setor de saúde do município e a facilidade em conseguir atendimento médico.

A avaliação no mês de junho revelou números que mantém o município de Tobias Barreto acima da média nacional no índice de satisfação com os serviços públicos de saúde. O índice de aprovação (Ótimo/Bom) somam 61,6% de satisfação. O índice geral de satisfação com o serviço prestado nas unidades de saúde é de 91,7% entre muito satisfeito e satisfeito.

Vale ressaltar que a pesquisa foi realizada com pacientes de Unidades Básicas de Saúde (UBS) da zona urbana como também da zona rural, o que proporciona uma leitura geral e uniforme da aceitação popular aos serviços de saúde prestados pela municipalidade através da Secretaria de Saúde.

Quanto ao índice de insatisfação, foi detectado que setores de responsabilidade do governo do estado continuam atingindo a avaliação do setor de saúde no âmbito municipal por motivo da população não discernir as competências do estado e do município a exemplo do Hospital São Vicente de Paulo que é uma unidade de responsabilidade do governo estadual, mas que foi citado na pesquisa.

Fonte: Prefeitura de Tobias Barreto