Secretaria Municipal de Saúde realiza visita domiciliares em Tobias Barreto para controle do Mosquito Aedes Aegypti

A Prefeitura de Tobias Barreto, através da Secretaria Municipal de Saúde, entre os dias 26/06 a 29/06/2018 realizou visitas domiciliares com o objetivo de combater o mosquito transmissor da dengue, zica e chikungunya, o Aedes Aegypti.

O Aedes aegypti é um mosquito doméstico. Ele vive dentro de casa e perto do homem. Com hábitos diurnos, o mosquito se alimenta de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. A reprodução acontece em água limpa e parada, a partir da postura de ovos pelas fêmeas. Os ovos são colocados e distribuídos por diversos criadouros.

Os Povoados Jabeberi, Barriga, Fontinha, Vila de Samambaia e Distrito de Montes Coelho, receberam os agentes de endemias que e supervisores, com o intuito da busca ativa e eliminação de focos do mosquito, bem como orientações e educação no campo da saúde.

Para colaborar com a erradicação e cuidar da sua saúde é simples: tampe os tonéis e caixas d’água; mantenha as calhas sempre limpas; deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo; mantenha lixeiras bem tampadas; deixe ralos limpos e com aplicação de tela; limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia; limpe com escova ou bucha os potes de água para animais; retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.

Prefeitura Municipal de Tobias Barreto