Campanha de vacinação contra a Poliomielite e Sarampo 2018 está a todo vapor na sede e zona rural de Tobias Barreto (SE)


A Prefeitura de Tobias Barreto, através da Secretaria Municipal de Saúde, desde o dia 06 de agosto, está realizando a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo na zona rural e sede do município. A Campanha estará acontecendo até 31 do corrente mês.

A vacinação está a todo vapor. A ação envolve todos os postos de saúde do Brasil e tem como alvo principal crianças de 1 a 5 anos. O dia de mobilização nacional – o chamado dia D – acontecerá em 18 de agosto, um sábado.

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, é transmitida pela fala, tosse e o espirro, e extremamente contagiosa, mas pode ser prevenida pela vacina. Pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade do quadro, particularmente em crianças desnutridas e menores de 1 ano. Em algumas partes do mundo, a doença é uma das principais causas de morbimortalidade entre crianças menores de 5 anos.

A poliomielite é causada por um vírus que vive no intestino, o poliovírus, a poliomielite geralmente atinge crianças com menos de 4 anos de idade, mas também pode contaminar adultos. A maior parte das infecções apresenta poucos sintomas, e há semelhanças com infecções respiratórias – como febre e dor de garganta – e gastrointestinais – como náusea, vômito e prisão de ventre.

Procure o posto de saúde mais próximo de você e vacine o/a seu/sua filho (a). E não esqueça de levar a caderneta de vacinação.





Fonte: SECOM