Em Sergipe, 454 candidatos disputam as eleições deste ano

De acordo com os dados divulgados pelo Tribunal Superir Eleitoral (TSE), em Sergipe, 454 candidatos concorrem a uma vaga nas eleições deste ano, representados em 25 partidos. O Rede é o que tem o maior número de candidatos, com 14,44%, seguido do PV (8,02%), PSol (7,49%), PSB (6,95%) e DEM com 6,68%.

E como em toda eleição, alguns candidatos se destacam pelo apelido escolhido para disputar o pleito, entre eles Amendoim, Pituxo, Biro Biro, Xamego Bom, Bob Esponja e Passo Preto.

Neste ano, os eleitores vão às urnas em outubro para eleger presidente, governadores, senadores e deputados federais e estaduais. Nas eleições proporcionais, os votos de todos os candidatos de um partido ou uma coligação são somados e a eles ainda são acrescentados os votos feitos nos partidos, e não em candidatos específicos. A aposta em nomes engraçados e fáceis de decorar é, em alguns casos, usada como estratégia por algumas siglas para aumentar suas bancadas.

Mas uma nova regra, já em vigor, pretende reduzir o poder dos puxadores e votos na eleição para deputados: para ser eleito, o candidato precisará alcançar uma votação individual que corresponda a 10% do quociente eleitoral. É uma espécie de "nota de corte".

Confira abaixo um levantamento feito pelo F5 News, com nomes curiosos de candidatos.

Deputado Federal

MANÉSERTÃO DO BARATEOTÓ
BIJOTA
SUKITA
BOB ESPONJA
PASSO PRETO
TODYNHO
PITUXO
ADEILDE REPOLHO

Deputado Estadual

ADEMIR DO GAS
ASTRO
DIVO
AMENDOIM
BIRO BIRO
XAMEGO BOM
LAMPIÃO DE ARACAJU
RODEIRÃO
CLAUDIO PATCHOLA
GARÇOM DE ARACAJU
JÁRIO DO PICOLÉ
JEOVÁ DA GARRAFINHA
SGT JESUS
COE DO PAGODE - ST COSME
LOURO CARPINTEIRO
ZÉ LUIZ DA XEROX
GORDINHO DO POVO
GORDINHO ESTOURADO
LINDA BRASIL
MARCOS ALVARÁ
DRA LUIZA ROLINHA
TATINHA
MIMINHO DA JETIMANA
VANDA BOA
IRMÃO BÊNÇÃO
XIFRONEZE QUILOMBOLA

Fonte: F5 News