Mais da metade do eleitorado está indeciso ou vai votar branco ou nulo

Mais de metade do eleitorado brasileiro vai votar em branco ou nulo ou está indeciso com relação à eleição presidencial de outubro, segundo pesquisa da CNI (Confederação Nacional da Indústria) realizada pelo Ibope e divulgada nesta quinta-feira (2).

Quando perguntados de forma espontânea (quando não se apresentam candidatos) em quem pretendem votar em outubro, 59% dos eleitores não disseram nenhum nome. Esse é o maior número de eleitores com esse perfil das últimas cinco eleições, segundo a pesquisa "Retrato da Sociedade Brasileira - Eleições 2018".

Os motivos para não terem candidato este ano é o descrédito da classe política e a insatisfação com a corrupção.

"O eleitor não encontrou aquele candidato que ele sonha. A decisão vai acontecer muito mais próxima da eleição que nas eleições anteriores. A gente percebe que a maioria dos eleitores não conhece os candidatos e suas propostas. Até entre os que já escolheram candidatos, ainda há alguma indecisão", afirma o gerente-executivo de Pesquisa e Competitividade da CNI, Renato da Fonseca.

A pesquisa CNI/Ibope ouviu 2.000 pessoas entre os dias 21 e 24 de junho, em todo o país, e detalha informações sobre o perfil do eleitor que vai votar em outubro.

Televisão: principal fonte de informação

O levantamento mostra ainda que 61% dos entrevistados vai prestar "muita atenção" nas propostas e ideias dos candidatos.

O meio de comunicação preferido dos eleitores é a televisão: 62% vão utilizar a TV como fonte de informação, sendo que 25% do eleitorado (1 a cada 4 pessoas) vai se informar exclusivamente pela televisão. Uma parcela menor, 16%, vai usar somente a internet para se informar, incuindo redes sociais e blogs como também os portais de notícias. Apenas 5% do eleitorado vai buscar informações exclusivamente na web.

Fonte: R7.com