Paciente com malária recebe alta do Huse

O paciente que estava internado com malária no Hospital de Urgências de Sergipe (Huse), em Aracaju (SE), recebeu alta nesta sexta-feira (24) e vai continuar o tratamento em casa. A informação foi passada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).

O paciente é um caminhoneiro de Umbaúba e foi diagnosticado na quarta-feira (22), através de teste rápido, após voltar do Norte do país, região endêmica da doença. A secretaria disse que o rápido diagnóstico viabilizou o início imediato do tratamento com antibiótico combinado antimalárico e permitiu uma boa evolução do quadro.

“Temos que fazer a investigação para saber se na área em que foi registrado o caso tem a presença do vetor que transmite a malária e se tem mais pessoas com os mesmos sintomas que esse paciente apresentou”, disse a gerente do Núcleo de Endemias, Sidney Sá, acrescentando que isso é de responsabilidade do município, mas recebe apoio do estado.

Segundo a secretaria, este é o segundo caso registrado em Sergipe. O primeiro ocorreu entre os meses de janeiro e fevereiro, envolvendo um trabalhador da construção civil que veio da África. Ele já havia tido a doença e quando aqui chegou sentiu febre.

Fonte: G1/SE