Sergipe registra crescimento de quase 20% nas vendas de veículos em julho

O setor de veículos registrou alta de 19,7% no mês de julho deste ano, em relação a junho. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (16), pelo Boletim Sergipe Econômico, com base nos dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Se comparado ao mês de julho de 2017, o crescimento foi de 0,5%.

De acordo com o levantamento, as vendas de veículos novos no estado totalizaram 1.416 unidades em julho deste ano. O número diz respeito à soma dos montantes de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus licenciados, pela primeira vez, no período em análise. O primeiro emplacamento do veículo é considerado como venda, por causa do prazo estabelecido em lei para isso. Ou seja, o prazo é de 15  dias consecutivos após a data de saída do veículo da loja, localizada no estado.

No acumulado do ano (janeiro a julho), as vendas totalizaram 9.085 unidades, registrando elevação de 0,4% sobre o mesmo período do ano passado.

Vendas por segmento em Julho/2018

As vendas de automóveis e comerciais leves chegaram a 1.350 unidades, apresentando um pequeno aumento, de 0,4%, em relação a julho de 2017. Quando comparado com o mês imediatamente anterior, junho último, também se notou um aumento, desta vez de 18,5%. Nos sete primeiros meses do ano corrente, as vendas nesse segmento recuaram 0,7% em relação ao mesmo intervalo de 2017.

Entre os veículos pesados, o segmento de caminhões registrou a comercialização de 59 unidades, no mês analisado. De janeiro a julho deste ano, o segmento teve um aumento de 51,1% nas vendas, quando comparado com o mesmo período do ano anterior.

Por sua vez, o segmento de ônibus comercializou apenas sete unidades no mês de julho último. No ano (janeiro a julho), as vendas estão 41,7% abaixo das realizadas no mesmo intervalo de 2017.

Outros segmentos em Julho/2018

As vendas e o licenciamento de ciclomotores, motocicletas e motonetas, a partir de 50 cilindradas, de acordo com a Lei 13.154/2015, somaram 1.169 unidades, no mês em análise, assinalando um aumento de 5,8% na comparação com o mês de julho do ano passado. Já em relação ao último mês de junho, o aumento foi de 28,7%. No acumulado do ano, entre janeiro e julho, foram vendidas 7.799 unidades.

*Com informações da Fies