Município de Itapicuru (BA) não atinge meta do IDEB

Na última quinta-feira (30/08) o Ministério da Educação (MEC) divulgou o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2017, que ocorre a cada dois anos. O índice considera o resultado em prova de desempenho e também rendimento escolar. 

Em Itapicuru o levantamento aponta que o ensino fundamental 1 na 4° serie / 5° ano alcançou Ideb de 4,1 e não bateu a meta que era 4,7. Já no ensino fundamental 2, na 8°serie / 9° ano , Itapicuru teve o Ideb de 2,3 não alcançando a meta que era de 3,9. No ensino médio o município obteve 3,2.

Na pesquisa por escola, o destaque vai para a ESCOLA MUNICIPAL ANTONIO CARLOS MAGALHAES, localizado no povoado Tapera do Lima, que teve o melhor IDEB do município nos ensinos Fundamental 1 (4,5) e Fundamental 2 (3,3). No ensino médio o Colégio Estadual Antonio Carlos Magalhães alcançou 3,3 e o Colégio Estadual Mª Freire Anunciação Silva 3,1.

O que é o Ideb? 

O Ideb é um indicador geral da educação nas redes privada e pública, uma espécie de nota. Para chegar ao índice, o MEC calcula a relação entre rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e desempenho em português e matemática na Prova Brasil, aplicada para crianças do 5º e 9º ano do fundamental e do 3º ano do ensino médio.

O índice é divulgado a cada dois anos e tem metas projetadas até 2021, quando a expectativa para os anos iniciais da rede estadual é de uma nota 6,0. Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente as aulas. 

Você pode acompanhar o resultado do seu município pelo endereço eletrônico http://ideb.inep.gov.br/resultado/

Fonte: Itapicuru Noticias