Campeonato Sergipano 2019 terá Clássico Maior na 1ª rodada

Vai ter Clássico Maior logo na primeira rodada do Campeonato Sergipano 2019. É isso mesmo que você leu. Com mando de campo azulino, sorteado durante o arbitral, Confiança e Sergipe vão se enfrentar na primeira rodada da competição. A última vez que tivemos o dérbi da capital logo no início do estadual foi em 6 de fevereiro foi em 2011, e o placar foi 2 a 2. Tazinho e Jadílson marcaram para o Dragão. Flávio e Thiago, para o Gipão.

Essa novidade foi divulgada pela Federação Sergipana de Futebol (FSF) nesta terça-feira, durante o arbitral da nova edição do estadual. Representantes do Confiança, Itabaiana, Sergipe, Frei Paulistano, Boca Jr, Dorense, Lagarto, Guarany e Olímpico se reuniram na Câmara de Vereadores de Lagarto juntamente com membros da FSF e crônica esportiva para a definição da forma de disputa do Campeonato Sergipano 2019 e outros detalhes como o limite de inscrições de atletas acima de 20 anos. Cada clube só poderá registrar até 28 jogadores.

Forma de disputa

Na primeira fase, todos os clubes se enfrentam em jogos de ida apenas, ou seja, oito rodadas. Os dois piores serão rebaixados e os seis melhores farão a segunda fase, que será um hexagonal também apenas com jogos de ida, sendo que os três times de melhor campanha na primeira fase terão direito a três partidas com mando de campo dos cinco que disputarão na segunda fase. Os dois melhores do hexagonal farão a final do estadual 2018. Na decisão do título, a vantagem de dois resultados iguais e mando de campo do segundo jogo para a equipe que obtiver melhor desempenho geral no estadual.

Os cartões zeram no início do hexagonal e para os jogos da final. O prazo de contratações será encerrado um dia útil antes da segunda rodada do hexagonal. Segundo o departamento técnico da FSF, a divulgação da tabela básica deve acontecer até a próxima sexta-feira, 9 de novembro. Lembrando que o Estatuto do Torcedor diz deve estar disponível 60 dias antes do início da competição, ou seja, até dia 12.

De olho nas vagas

Diferente do ano passado, o clube que obtiver melhor campanha na primeira fase poderá escolher entre uma vaga para disputar em 2020 o Campeonato Brasileiro da Série D ou a Copa do Brasil. Quem for campeão estadual terá três vagas: Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Brasileiro da Série D.

Caso o Dragão do Bairro Industrial vença o estadual, a segunda vaga na Série D ficará com o vice. Vale ressaltar que, com isso, o vice-campeão só terá vaga na Copa do Brasil, pois agora a segunda vaga do estado no Nordestão será definida pelo ranking da CBF.

Rodada de abertura

O primeiro jogo do Campeonato Sergipano 2019 será no dia 12 de janeiro, um sábado. O atual campeão da Série A-2, o Guarany de Porto da Folha, receberá o Itabaiana no estádio Editon Oliveira da Silva, em Nossa Senhora da Glória.

No dia seguinte, além do Clássico Maior na Arena Batistão, em Aracaju, teremos Lagarto x Olímpico de Itabaianinha no estádio Roberto Silva em Pedrinhas e o Boca Júnior enfrentará o Dorense no estádio Augusto Franco, o Francão. Como o número de clubes é ímpar, o Frei Paulistano folgará na primeira rodada.

Detalhes do estadual

Primeira fase: 12 de janeiro a 6 de março;
Segunda fase (hexagonal): 10 de março a 4 de abril;
Terceira fase (final): 14 e 21 de abril;
Escalas de arbitragem: sorteio com transmissão ao vivo nas redes sociais;
Limite: Cada clube poderá inscrever até 28 atletas acima de 20 anos;
Jogos da final: Somente em estádios que suportem no mínimo 5 mil pessoas.

Fonte: Globo Esporte / SE