Número de incêndios em vegetação cresce cerca de 25% em relação ao ano passado em Sergipe

O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) informou nesta terça-feira (6), dados que mostram que o número de ocorrências de incêndio em vegetação, atendidas pela corporação até outubro deste ano, já superaram o total registrado no ano passado.

Segundo o CBMSE, os números são contabilizados a partir das solicitações por meio do telefone 193 e também por acionamentos ao Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp).

As estatísticas mostram que foram 724 atendimentos até outubro, 147 a mais do que o total de ocorrências atendidas pelos bombeiros durante 2017, quando foram registrados 577 atendimentos de incêndio em vegetação.

Cuidados

Para previnir os incêndios, a corporação alerta à população para que não queime resíduos em terrenos baldios, evitando assim que as chamas se propaguem para outras áreas. Os praticantes de ecoturismo devem evitar fogueiras próximas à vegetação e, ao deixar o local, devem verificar se as brasas estão apagadas. Se possível, enterre o material combustível que sobrou.

Além disso, mesmo que haja uma autorização para realização de queimadas, essas não devem ser realizadas em dias de muito calor ou vento. Nesse cuidado, também deve-se evitar o descarte de pontas de cigarro em lugares onde haja materiais inflamáveis.

Fonte: G1/SE