Redemoinho destelha casa na região de Tobias Barreto (SE)

O calor forte e falta de vento é a combinação exata para um fenômeno que atingiu uma casa na zona rural entre os municípios de Tobias Barreto (SE) e Itapicuru (BA), na tarde deste domingo (04). A condição climática provocou um redemoinho que destelhou a casa.

Amigos passavam o domingo na propriedade rural quando foram surpreendidos por uma forte rajada de vento e seguida pelo barulho das telhas sendo arrancadas. 

O redemoinho arrancou várias telhas na casa. Cacos de telhas se espalharam por toda a casa, mas apesar do prejuízo, ninguém se feriu.

O Centro de Meteorológicas de Sergipe detectou o redemoinho, um fenômeno típico de dias quentes e pouco vento, mais comum na área rural, segundo o órgão. “Acontece um aquecimento diferencial em um ponto específico. Começa a aquecer o ar a cima dele. Quando ele atinge um estágio aquele ar sobre rapidamente em um movimento convectivo em espiral. Por isso que ele é um fenômeno pontual e atinge a poucos metros do local onde ocorreu”, explica o meteorologista Overland Amaral. 


Por: Jornalista Eduardo Góis