.

Sisu abre inscrições com 5.720 oportunidades de graduação em Sergipe

Começam nesta terça-feira (22) as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para os estudantes que estão na corrida por uma vaga em uma universidade. Em Sergipe, mais de 77 mil candidatos se inscreveram para o Enem. A Universidade Federal de Sergipe (UFS) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFS) são as duas instituições com vagas no programa do Ministério da Educação no Estado, mas em todo o país outras 129 universidades públicas adotaram o sistema.

De acordo com o MEC, para este ano foram disponibilizadas 5.720 vagas em cinco municípios sergipanos; Aracaju, Estância, Laranjeiras, Itabaiana, Lagarto e São Cristóvão. Essas oportunidades estão distribuídas entre 118 cursos de graduação nas modalidades de bacharelado, licenciatura e tecnológico.

Podem concorrer às vagas os estudantes que fizeram o Enem em 2018 e obtiveram nota acima de zero na prova de redação. Pelas regras do edital, os candidatos poderão se inscrever em até duas opções de vaga, mas devem especificar, em ordem de preferência, as alternativas em instituições de ensino superior participantes, com local de oferta, curso e turno, bem como a modalidade de concorrência. As inscrições serão feitas exclusivamente pela página do Sisu na internet, entre os dias 22 e 25 de janeiro.

A primeira edição do Sisu de 2019 terá uma única chamada regular, razão pela qual os candidatos devem ficar ainda mais atentos ao calendário de atividades. O resultado final será divulgado em 28 de janeiro, quando é hora de preparar a documentação exigida pelas instituições de ensino para o ingresso dos futuros estudantes.

As notas de corte - o mínimo necessário para se classificar - de cada curso no Sisu ficam disponíveis, diariamente, a partir do segundo dia de inscrições. Estar classificado no momento da inscrição não garante a vaga, porque a nota de corte pode mudar até o último instante. Durante o período de inscrição, o candidato pode alterar as opções de curso e universidade. Será considerado válido o último procedimento confirmado.

Confira o cronograma do Sisu:

22 a 25/1 Período de inscrições
28/1  Resultado da chamada regular
28/1 a 4/2  Prazo para participar da Lista de Espera
30/1 a 4/2  Matrícula da chamada regular. Devendo ainda observar os dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição em seu edital próprio
7/2 Convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições

Fonte: F5 News