.

Onda de calor deve se estender até o começo de março em Sergipe

A sensação parece de arrancar a pele. Durante o dia, o calor é tanto que ventiladores e mesmo ar condicionados não estão dando vencimento nas residências dos aracajuanos. Se estiver debaixo do sol, então, nem se fala. A pele arde e logo o corpo começa a ‘pingar de suor’.

O calor vai predominar até a próxima semana e possivelmente entrar no mês de março ainda com temperatura elevada significativa; e ainda temos o período sazonal de verão de grande insolação em grandes períodos”, afirma o meteorologista Overland Amaral.

Esse sol escaldante do verão não é só na capital sergipana e região metropolitana, mas em todo o estado. Canindé, Japoatãm, Tobias Barreto, Propriá e Poço Redondo são algumas das cidades do interior que têm registrado temperaturas elevadas. De acordo com  Overland Amaral, até o próximo dia 28 as temperaturas devem oscilar na região Agreste acima de 33 a 36°C, e no Alto Sertão de 39 a 40°C. “A sensação térmica dessas temperaturas são de quatro a cinco graus a mais”, diz.

Ainda segundo o especialista, a onda de calor foi desencadeada no estado pela ampliação dupla de temperaturas: a que entra na atmosfera pela radiação solar – bastante intensa -, unida ao calor refletido que está retido na atmosfera; gerando um tempo abafado.

“Ou seja, o calor refletido, que bate na terra e volta para a atmosfera, fica retido na atmosfera devido à camada de vapor que forma quase como um cobertor – que é um mecanismo do efeito estufa. Isso é o que amplia as temperaturas na região e em todo o estado. Além disso, estamos também com muita umidade e retenção de vapor”, explica Overland.

Fonte: F5 News